vacunaA Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de vacinação dos últimos dias de março em Itabuna. No período matutino e vespertino nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a imunização da primeira, segunda e terceira dose contra o Covid-19 será aplicada na segunda, quarta e na sexta-feira, 1º de abril, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose, o público são maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
Segunda dose.

Para a segunda dose nas UBS e USF, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 1º/04 para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer.

Vale destacar que está liberado para todos, a antecipação da 2ª dose (Pfizer) para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.

TERCEIRA DOSE

Para a terceira dose nas Unidades Básicas de Saúde, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

DOSE DE REFORÇO JANSSEN

Nas UBS e USF, pessoas maiores de 18 anos que tenham um intervalo entre dois e seis meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO INFANTIL – UBS e USF

Nesta semana, a vacinação infantil acontece nas UBS e USF, na terça-feira, dia 29, e na quinta-feira, dia 31, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

São imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade são vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica.

SEGUNDA DOSE CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias.

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como: a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido.

Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 5 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).

AÇÃO DE VACINAÇÃO REDE DE FRIO

Nesta terça-feira, dia 29, acontece a vacinação noturna para pessoas que trabalham em horário comercial. A ação que acontecerá no pátio da Rede de Frio, em anexo ao antigo F-SESP, das 17 às 20 horas.

O público são pessoas que estão em atraso no esquema vacinal para segunda dose da Coronavac, Oxford e Pfizer. Além disso, haverá também segunda dose da Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos que receberam sua primeira dose até 28/01.

Para a terceira dose, o público são pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses, com vacinas dos laboratórios Janssen, Oxford e Pfizer.

E também, aquelas pessoas maiores de 18 anos que vão receber dose de reforço da Janssen e que já tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação. A documentação necessária é RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal.