ana livia (3)Anna Lívia Ribeiro

 

Quando falamos de turismo, a primeira coisa que vem à cabeça é “viagem”. Entretanto, o tema vai muito além e possibilita as mais diversas abordagens pedagógicas na escola.

O ponto principal de aproximação entre Turismo e Educação são as relações sociais existentes nas duas atividades. Ambas as experiências são muito significativas para os participantes, e podem conduzi-los a entendimentos diversos sobre as relações humanas e as formas de compreender e organizar o mundo.

ana livia (1)O turismo vem marcando a sociedade contemporânea como um fenômeno socioespacial de caráter humanístico que perpassa diversas áreas do conhecimento e que busca compreender as suas dimensões e interações. Enquanto ação educativa, traz diversas estratégias que podem ser percorridas no processo de ensino e aprendizagem dando sustentação para que o educador imprima em sua prática docente um novo frescor, uma renovação de ações. Para o estudante, capacita-o para a leitura e compreensão da sociedade na qual está inserido, contribuindo para a valorização da historicidade e da cultura local dos lugares visitados, vinculando a teoria da sala de aula à prática educacional. É ter a oportunidade de vivenciar os conhecimentos escolares de forma prazerosa.

ana livia (2)Ou seja, numa vertente educativa, o Turismo, configura-se como uma proposta reveladora de um trabalho didático que abstrai o conhecimento crítico dos alunos sobre o seu cotidiano, fortalecendo o sentimento de pertença dos participantes com seu entorno. Pois, oportunizar o estudante a explorar a ideia de lugar e território está diretamente ligado com a construção, a valorização e o resgate da memória, à democratização do saber. Essa educação turística vai preparar o aluno para receber e repassar informações e sensibilizá-los à valorização dos patrimônios culturais e naturais.

Esse movimento para além dos muros da escola é importante para que os estudantes vivenciem outra realidade, suscitem reflexões relativas ao patrimônio, aos bens culturais, à memória coletiva e histórica, ao lazer, ao trabalho. Pensar o turismo é também pensar a singularidade, a relação com o outro. Sendo assim, a escola é o lugar propício para estimular as pessoas a se apropriarem de todos os lugares, histórias, objetos, monumentos, tradições, saberes e fazeres herdados e produzidos pelos grupos que a constituem. O que começa com espaço indiferenciado transforma-se em lugar à medida que o conhecemos melhor e o dotamos de valor.

Hoje o turismo é um elemento da contemporaneidade, do novo século, que atrai cada vez mais o interesse de pessoas por outras culturas e lugares. Trazê-lo como prática interdisciplinar no âmbito escolar, sendo tratado como Turismo Pedagógico pode nos ensinar a pegar caminhos ou trilhas interessantes que contribuam para o enriquecimento de nossos saberes e que nos inspire a utilizar de maneira sustentável ambientes propícios ao desenvolvimento do turismo que funcionem como instrumento de aprendizado de um viver melhor.

 

—–

Anna Lívia Ribeiro é ilheueense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduanda em Gestão em Turismo, Agente de Viagens @viadestinoviagens