creadhA Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club de Itabuna, está promovendo a requalificação das instalações do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano, de Itabuna (Creadh), situado na Rua da Inglaterra, Bairro São Judas Tadeu. As obras estão na fase final de execução.

“Os serviços prestados pelo Creadh são de extrema relevância para reabilitação dos pacientes que sofrem com problemas físicos e sequelas neurológicas. Melhorar a estrutura para uma melhor assistência nos deixa muito felizes”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

O equipamento da Secretaria Municipal de Saúde presta serviços de recuperação física com foco neurológico. Começou a passar por reparos no telhado, troca dos pisos dos ginásios de fisioterapia adulto e infantil no segundo semestre do ano passado. Ganhou nova rampa de acessibilidade para substituir a existente que estava degradada, e agora aguarda os corrimões essenciais na mobilidade dos pacientes.

O Centro trabalha com reabilitação de cadeirantes, pessoas amputadas e com sequelas decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O atendimento é feito por equipe multidisciplinar integrada por fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional, gastroenterologista, neurologista adulto e infantil , ortopedista, fonoaudiólogos e enfermeiros. A administradora do Creadh, Maristela Hillesheim, destaca a importância das obras para melhoria dos serviços prestados à população. “

O prédio estava em situação precária. Hoje, as salas oferecem mais condições para o atendimento humanizado”, frisa. Ela informou que a unidade já está funcionando normalmente depois de ficar algumas semanas parado por conta da troca dos pisos nos ginásios de fisioterapia.
“Nos banheiros, por exemplo, foram substituídos o piso, azulejos e vasos sanitários. Já nos banheiros adaptados, foram instaladas novas pias. Faltam apenas alguns detalhes para ficar tudo pronto”, disse a administradora do Creadh.

O Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano foi criado há 20 anos e atende pacientes de Itabuna e mais 43 municípios pactuados pelo SUS. “ É um Centro extremamente importante e faz a diferença para as famílias dos pacientes, pois, aqui eles são recolocados na sociedade”, afirma Maristela Hillesheim.