uesc em (1)Os vencedores da etapa estadual na 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foram anunciados  em Salvador, pelo Sebrae Bahia. A cerimônia de premiação foi realizada com a presença dos finalistas no auditório da entidade.

 

Na categoria ensino superior do Prêmio Educação Empreendedora, Etapa Bahia a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc ocupou dois lugares entre os vencedores, na categoria ensino superior. A primeira e terceira colocação

 

uesc em (2)1º lugar (Ouro) coube ao Projeto: Arretadas Aceleradora de Empreendimentos Femininos. O prêmio 3º lugar (Bronze) foi para o Projeto: EQ Play Engenharia Química em Jogo – Módulo Educação Empreendedora.

 

O projeto “Arretadas Aceleradora de Empreendimentos Femininos”, coordenado pelos Professores Katianny Gomes Santana Estival, Zina Angélica Benavides e João Carlos de Pádua Andrade e Francisco Mendes da Costa, realizado pelo Escritório de Projetos de Consultoria da Uesc, DCAC, DCEC, Proex, em parceria com o Instituto Ciclos, 92y Ford Fellowship, apoio do Sebrae e participação de mais de 45 mulheres profissionais, empreendedoras, bolsistas e docentes do Sul da Bahia, Salvador e Minas Gerais foi campeão da etapa estadual do Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae, etapa Bahia.

 

O Projeto foi executado entre os meses de outubro de 2020 a abril de 2021, contemplou 19 mulheres nano empreendedoras da região sul da Bahia com acesso a capital semente e mais de 120 horas de assessorias individuais e coletivas para desenvolvimento dos negócios e liderança feminina, consolidando a rede de empreendedoras @arretadasuesc.

Já o projeto “EQ Play – Engenharia Química em Jogo” é  coordenado pelas professoras Geovana Pires Araújo Lima e Jéssica Barbosa da Silva do Nascimento.É um projeto de Extensão da Uesc, que visa oferecer uma formação continuada aos discentes da Engenharia Química e ao Público externo, por meio da aplicação de metodologias ativas.

 

Esse projeto promove um jogo online, com temáticas de diversas áreas de conhecimento, tais como: Aplicações em Engenharia, Humanidades, Desenvolvimento Pessoal e Empreendedorismo e Inovação. Em sua primeira edição, o EQ. Play contou com a parceria do Sebrae, Radix, Cepedi, e os pesquisadores das humanidades Ângela Silva, Isânia Monteiro, Maria Elma e Luiz Gamboa.

 

As vencedoras participarão do evento nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae e terão acesso a uma bolsa de estudos no MBA Educação Empreendedora promovido pela Faculdade do Sebrae.O projeto Arretadas UESC concorrerá com os finalistas regionais ao prêmio Nacional de Educação Empreendedora, no mês de maio de 2022, em São Paulo SP.

 

Para o reitor “a conquista da Uesc reforça o protagonismo da instituição para o ensino, pesquisa e extensão nas áreas da educação empreendedora na Bahia e no Brasil, com a atuação do Escritório de Projetos e Consultoria Econômica, Empresas Juniores, Projetos de Pesquisa e Extensão que integram o mercado, sociedade e a Universidade em busca da construção colaborativa e criação de valor compartilhado através de produtos e serviços de impacto econômico, social e ambiental.”