Retorno presencial Uesc - Foto Carlos Duarte (1)“Com cuidado e responsabilidade, seguiremos com as ações que garantem um retorno seguro para toda a nossa comunidade acadêmica”. Essa é a preocupação do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Alessandro Fernandes, atento a realidade que demanda a manutenção dos cuidados com a biossegurança e comprometidos com o cuidado individual e com todos.

 

Depois de dois anos de enfrentamento das adversidades impostas pela pandemia da Covid-19, a Universidade retoma as atividades acadêmicas e administrativas de modo presencial. Para este primeiro semestre, 1.727 alunos novos (790 masculinos e 937 femininos) somaram-se aos cerca de 7 mil veteranos matriculados nos 33 cursos de graduação e dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Retorno presencial Uesc - Foto Carlos Duarte (2)

Para o prof. Dr. Roberto Leher, que ministrou a Aula Magna, “trata-se de um dia especial para as universidades brasileiras. Estamos num contexto de construção de alternativas que dialogam com a ciência para que nós possamos voltar às nossas atividades presenciais e a Universidade Estadual de Santa Cruz tem um papel muito destacado pelo protagonismo por para viabilizar essa retomada das atividades presenciais”.

Em sua conferência abordando o tema O papel da universidade na luta pela democracia brasileira: desafios internos e externos, “às universidades precisam voltar a ter total interação com a vida social. Eu creio demos um passo importante nesse sentido e esperamos que possamos juntos construir formas de cuidado para que essa retomada possa ser feita de forma contínua, fazer com que 2022 seja um ano em que nós possamos ver novamente a comunidade universitária mobilizada em defesa da democracia dos direitos sociais e do bem viver para todos que têm um rosto humano”, conclui o prof. Dr. Roberto Leher, reitor da UFRJ, no período de 2015 a julho de 2019.

 

Para o calouro Samuel Rodrigues, “é muito diferente quando a gente está no ensino à distância e volta para a prática novamente. Não somente eu, mas a turma estava numa expectativa muito grande”. Já Layane Araújo esteve no campus Professor Soane Nazare de Andrade apenas quando fez a sua matrícula em 2020, logo em seguida veio à pandemia: “A gente está muito feliz com esse retorno para ter um aprendizado mais efetivo”.