REITOR buzuO reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes de Santana, convocou uma reunião para tratar do transporte público nas cidades de Ilhéus e Itabuna com vistas ao retorno às aulas presenciais. O encontro com os representantes das empresas que prestam o serviço nas linhas que ligam a Universidade às duas cidades ocorreu na tarde do dia 8 de março. Ficou definido que a frota e a grade de horários serão ampliadas.

 

Participaram da reunião, além do reitor Alessandro Fernandes e do vice reitor Maurício Moreau, a representação estudantil do DCE, Vinicius Souza e Maria de Fátima; Ícaro Silva, gerente comercial, Vladimir Almeida, gerente de operações, e Rosalvo Souza, supervisor de transporte da Rota, empresa que opera a linha Salobrinho/Itabuna. Pelas empresas Viametro e São Miguel, que fazem as linhas urbanas de Ilhéus, compareceu o Tenente Coronel/PM Valci Góis Serpa, Diretor Geral Autarquia de Transporte e Trânsito da Prefeitura.

 

O reitor Alessandro Fernandes destacou a importância da regularização do serviço de transporte público, uma vez que, a partir do dia 14 de março, cerca de 8 mil estudantes de graduação e pós-graduação começam a frequentar aulas presenciais, além da população dos bairros no entorno da Universidade. Explicou ainda o empenho da Instituição numa parceria com o poder público. Para tanto, determinou que os dois abrigos de proteção de passageiros instalados em frente ao campus fossem restaurados, como também foi colocada iluminação com lâmpadas led em todas as luminárias ao longo da pista, em frente a Universidade, para garantir maior segurança aos usuários do transporte público.

A empresa Rota, através dos seus gerentes Ícaro Silva e Vladimir Almeida, garante que os ônibus estarão à disposição dos estudantes. Com a representação estudantil, eles discutiram a tabela de horários que será implementada a partir de segunda-feira (14), porém, caso haja qualquer necessidade de ajustes de horário, será acordado entre a Reitoria, a Rota e o DCE.

 

Ícaro Silva destacou a importância estratégica da Universidade. “A Uesc funcionando, nos obriga a redimensionar todas as linhas intermunicipais da região, haja vista a demanda de alunos de vários municípios da Bahia”.

 

Com o mesmo objetivo, o Tenente Coronel Serpa, Autarquia de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran), apresentou uma planilha, revisada pelos representantes do DCE, no sentido de equacionar os problemas existentes nas linhas que atendem os bairros das zonas norte e sul de Ilhéus.  O gestor da Sutran, também garantiu que serão disponibilizados ônibus para atender as demandas e evitar transtornos para os estudantes.

 

Segundo o Ten. Cel Serpa, o diálogo é muito importante e facilita a superação de dificuldades. Agradeceu a iniciativa do reitor da Universidade e acrescentou que todas as dificuldades serão solucionadas de forma a atender as necessidades dos estudantes da Uesc, da população do Salobrinho e das demais instituições de ensino instaladas na área.