peixes (1)

Cerca de 80 mil de um total de 230 mil alevinos de Tilápias serão distribuídos a 10 associações de agricultores familiares pela Prefeitura de Itabuna, secretaria estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri – BA) e Bahia Pesca que firmaram convênio visando a diversificação de cultivos nas propriedades rurais do município. A entrega acontece durante cerimônia às 9 horas desta quinta-feira, dia 10, na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), no São Caetano.

peixes (2)O titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Moacir Smith Lima, explica que o projeto de Piscicultura vem sendo executado desde o ano passado, contando com o apoio do prefeito Augusto Castro (PSD), do titular da Seagri BA, João Carlos Oliveira, e da deputada federal Lidice da Mata (PSB-BA). “A iniciativa visa exatamente oferecer fonte de proteína animal, favorecer a atividade e permitir que o excedente seja comercializado”, declarou.

Moacir informa que os alevinos estarão chegando na quarta-feira em caminhões refrigerados para que possam suportar o deslocamento até Itabuna. “Há toda uma preocupação da área técnica para que os filhotes de peixe cheguem em condições saudáveis nas propriedades rurais e agrovilas onde serão criados. Os profissionais envolvidos no projeto passaram por cursos de capacitação em Piscicultura na Estação Experimental do Almada da Universidade Estadual de Santa Cruz ano passado oferecidos pelo Governo do Estado”, adiantou.

Depois da capacitação, os técnicos da Seagrima e da Uesc visitaram as propriedades selecionadas para inspecionar 165 açudes, tanques e aguadas onde os alevinos serão cultivados, beneficiando cerca de 400 famílias. “Foram avaliadas as condições da água, profundidade e tamanho de cada um dos tanques. Foi um trabalho criterioso para o sucesso deste projeto que contará com assistência técnica permanente com o apoio de dois engenheiros agrônomos e três técnicos agrícolas”, assinalou Moacir Smith Lima.