caritas 2

Com o aval da União Europeia (UE), do Unicef e da Cáritas Internacional, a Prefeitura de Itabuna deu início à parceria com a Cáritas do Brasil em mais uma ação para a reconstrução da cidade e ajuda humanitária às famílias vítimas das chuvas e enchentes de dezembro passado.

caritasNesta terça-feira, dia 1º, uma reunião – no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), do prefeito de Itajuípe e presidente da Amurc, Marcone Amaral (PSD), do embaixador da UE, Ignácio Ibanez, representantes da Cáritas e da Igreja Católica – marcou o início do trabalho de assistência às famílias.

Segundo o prefeito Augusto Castro, essa união é fundamental no processo de reconstrução da cidade. “Eles já estiveram aqui, avaliaram os casos e chegaram a ajudar de forma emergencial. Hoje, com todo apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, definimos uma ação da linha de trabalho junto com a Igreja Católica, que vai receber essas doações para ajudar as famílias mais necessitadas”, disse.

A União Europeia vai liberar 1 milhão de euros (cerca de R$ 8,3 milhões) para ações de ajuda, através da Cáritas do Brasil, aos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira (BA) e Palmópolis e Rio do Prado (MG), no socorro às vítimas das fortes chuvas que devastaram cidades do Litoral Sul da Bahia e de Minas. O valor será distribuído entre as dioceses de Itabuna, Ilhéus e Teixeira de Freitas, na Bahia, e de Minas Gerais.

Com os recursos, a Cáritas do Brasil vai ajudar 1.800 famílias de Itabuna com um auxílio monetário e kits de higiene e limpeza. Cerca de 300 famílias receberão este auxílio de uma única vez, no valor de 500 euros (cerca de R$ 3 mil), enquanto 1.500 receberão o kit de higiene e limpeza.

PARCERIA ESTRATÉGICA

O embaixador da UE lembrou que a União Europeia é um parceiro estratégico e quer demonstrar que está com o Brasil não apenas nos momentos positivos, mas também nos momentos de necessidade. “A reunião com os prefeitos foi proveitosa para poder conhecer melhor a realidade e as necessidades que podemos responder com esse projeto e com outros para o futuro”, revelou Ibanez.

 

Segundo ele, o trabalho de campo vai gerar um relatório que será enviado à União Europeia, bloco econômico formado por países europeus, principal financiador do projeto. Logo após a reunião, membros da Cáritas e da Prefeitura visitaram os bairros de Nova Itabuna, Nova Ferradas e Mangabinha.

De acordo com Rebekka Reischmann, gerente de Programas da Cáritas Suíça no Brasil, já foi feito um Raio – X com as comunidades afetadas para ver a extensão da tragédia. “As lições aprendidas com as pessoas atingidas por esse desastre foram muito importantes. Esperamos que isso sirva de contribuição para que danos como os causados por essas tragédias não voltem a acontecer”, resumiu.