WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

janeiro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


Onde o Brasil encontra o mundo

 

livia sp (4)

Anna Lívia Ribeiro

Se tem uma coisa que gosto de fazer é viajar: visitar e revisitar lugares compõe a minha história. Me ajuda a ser uma pessoa melhor. Acredite!

Desta vez escolhi São Paulo, centro financeiro do Brasil, que está entre as cidades mais populosas do mundo com uma diversidade cultural e arquitetônica presentes nas suas ruas, avenidas e becos. E foi por alguns deles que me aventurei durante uma semana.

livia sp (1)Como um dos maiores destinos turísticos do Brasil, já saí de Ilhéus com um roteiro pré-definido porque é inimaginável fazer tudo o que eu queria em uma semana. E lá se foi a nordestina explorar os cantos e encantos de São Paulo.

 

No trajeto do aeroporto de Congonhas até a Bela Vista meus olhos atentos já iam registrando os mais diversos grafites que dão vida aos prédios, fachadas de lojas como uma manifestação da arte genuinamente urbana e que me encanta sobremaneira.

 

Comecei pelo reduto dos paulistanos, o Ibirapuera que é um parque urbano. É um passeio de um dia inteiro. Por lá, o que não faltam são opções: aluguel de bikes, pista de corrida, descanso em área verdes, prédios públicos, Bienal, Obelisco, Pavilhão Japonês, museus. Aqui destaco o museu de Arte Moderna e o Museu Afro Brasil que, através do seu acervo, nos conta diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas, ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Ainda na trilha dos museus, visitei o da Língua Portuguesa, o museu de São Paulo (MASP), da Imagem e do Som (MIS), Itaú Cultural, Pinacoteca e no prédio da FIESP exposição sobre o Modernismo e assisti uma peça sobre a vida de Frida Kahlo no Teatro SESI.  Todos com suas peculiaridades, singularidades, particularidades.

livia sp (3)

Mas, sem dúvida alguma, os que mais me fascinaram foram o Museu Catavento, um museu interativo que se dedica às ciências e sua divulgação e um lugar que você aprende enquanto se diverte, além do incrível Beco do Batman, museu a céu aberto, tradicional endereço do grafite paulistano, escondido entre as vielas da boêmia Vila Madalena. É o paraíso para quem gosta de arte urbana.

 

Entre um museu e outro e, como uma boa taurina que sou – que come de 3 em 3 horas – o turismo gastronômico não poderia ficar de fora. Quando você pergunta ao paulistano um programa imperdível na cidade, muitos são certeiros na dica: “comer um sanduiche de mortadela no Mercadão”.

 

O famoso lanche – quase almoço – de pão francês com exagerados gramas do embutido é um dos atrativos do Mercado Municipal. Que vale a visita não só pelo sanduiche, mas pela importância histórica e arquitetônica do prédio que hoje se destaca, também, como polo cultural e turístico.

 

livia sp (2)E o que dizer do pastel com caldo de cana que não foi em uma feira livre, mas na Avenida Paulista em frente ao MASP em pleno domingo. São Paulo é uma cidade que merece ser visitada. Ela está cheia de lugares incríveis e que promovem experiências únicas, como o domingo na Paulista que é fechada para o trânsito de carros. Caminhar pela avenida, pedalar, patinar, fazer fotos, visitar a Japan House, a Casa das Rosas, o mirante do SESC. Com feirinhas e artistas, observar a diversidade humana e cultural que esse pedaço de chão icônico nos oferece.

 

É possível ver essa cidade frenética de cima. E um dos lugares que nos proporciona essa vista é o prédio Altino Arantes. Mais conhecido como Farol Santander, Banespa ou Banespão. Além da vista, somos convidados a percorrer as exposições instaladas pelos seus andares e a própria história do antigo banco Banespa.

 

As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social. Foi uma semana de imersão cultural: encantar-me com as belezas e enxergar as mazelas desse universo que é a capital paulistana.

 

Fazer turismo, para mim, é isso: olhar de cima, para cima e contemplar a arquitetura moderna dos prédios da Avenida Paulista. Mas, também, olhar para baixo, para os lados e enxergar o meu entorno. Perceber e compreender o espaço a partir dos meus sentidos e dos meus valores pessoais.

 

Gosto de saber, viver, sentir o lugar e as pessoas.

—-

Anna Lívia Ribeiro é Ilheuense, Mãe, Avó, Agente de Viagens, Graduanda em Gestão Turismo, Pedagoga, Especialista em Educação infantil, Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. @viadestinoviagens @viagemturismopacotes

2 respostas para “Onde o Brasil encontra o mundo”

  • Paulo says:

    Parabéns Anna Lívia pela excelente matéria.

  • Alderacy Pereira da Silva Junior says:

    Que delícia de crónica! Já conheço Sampa, a Pauliceia Desvairada, mas a cronista Ana Lívia me fez percorrer essa São Paulo diversa e instigante de forma extraordinária. Conseguiu, assim, me deixar “doido” para reencontra o destino e os points tão bem apresentados. Gostaria de depois enviar esse texto, sobretudo, a esses locais visitados. Os responsáveis precisam dessw valioso retorno. Patabens

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia