ritual pataxó (7)

Um momento emocionante marcou o fim da atividades da ação humanitária que ofertou atendimento médico na Aldeia  Caramuru Catarina Paraguassú em Pau Brasil.
Desde o início de janeiro profissionais da Rede Nacional dos Médicos e Médicas Populares estão na região Sul da Bahia fazendo atendimento a Municípios atendidos pelas chuvas.

ritual pataxó (6)

Na  aldeia, atuaram com dezenas de médicos que encerraram as atividades nesta quinta feira (27) num ato marcado pela gratidão, destacada por  várias líderanças indígenas.

ritual pataxó (4)
” Nós estamos aqui para agradecer o apoio de vocês e carinho com nosso povo, aqui não será uma despedida, será um até logo” declarou Cacique Adilson
ritual pataxó (1)

Estiveram presentes no encontro  caciques e líderanças indígenas, o vereador Nego Elder, representantes da Teia dos Povos, COOAP, ECOBAHIA e o MST,  um dos articuladores do processo que  foi lembrado em todos os pronunciamentos.
” Quero pedir a vocês que voltem, quero agradecer a todos que nos apoiaram, agradecer aos médicos e médicas que estão aqui hoje e os que passaram, nossa palavra é gratidão” , declarou  o Cacique Flávio Trajano.
ritual pataxó (5)

A cerimônia foi dirigida por um dos grupos de toré da aldeia, que emocionou a todos os presentes. “A gente vai mais deixa aqui todo o nosso amor, é uma honra está aqui e a gente quer voltar. Aprendemos muito com o povo Pataxó Hãhãhãe” declarou emocionada a Dra. Sandra Nazariu’s.

ritual pataxó (3)
O vereador e articulador do ECOBAHIA e Teia dos Povos destacou que “este gesto de solidariedade serviu para atender centenas de famílias num momento de extrema dificuldade e reforça a importância  da articulação dos movimentos populares para melhorar a qualidade de vida da comunidade”. “Vamos continuar lutando em defesa dos povos tradicionais”, disse.

 

ritual pataxó (2)

 

 

“Agradecemos imensamente aos caciques e lideranças indígenas pataxó hã-hã-hãe, a lideranças locais como o vereador Elder, e a cada pessoa que nos acolheu nessa caminhada e abriu suas casas e suas vidas.  Obrigado pela confiança. Buscamos cuidar de vocês da melhor forma”, declarou . Vinícius Ximenes,  membro da coordenação nacional da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares.
“Nossa intencionalidade é continuar essa parceria exitosa entre movimentos sociais, nós da Rede  e o movimento indígena. Esse é somente um primeiro passo dessa caminhada”, afirmou Vinicius

Os atendimentos foram feitos nos municípios de Pau Brasil, Camacã e Itajú do Colônia nas aldeias Água Vermelha, Rio Pardo, Toucinho, Milagrosa, Serra, Baixa Alegre, Braço da Dúvida, Bahetá, Panelão e no distrito de Jacareci.