advent (1)Um grupo de famílias desabrigadas de Itabuna recebeu 1.340 kits, que incluem produtos de limpeza, higiene pessoal, colchões , travesseiros, talheres, pratos, copos, lençóis com fronhas, toalhas de banho e de rosto, frigideiras e panelas. A entrega aconteceu na tarde de ontem, dia 27, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi).

advent (2)Os donativos foram provenientes da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) em parceria com a Embaixada, o Consulado e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Além disso, também foi entregue um cartão solidário, fruto de outra parceria entre a ADRA e a empresa de crédito Sodexo.

Os kits foram doados através da ADRA Internacional para 268 famílias cadastradas pela própria Agência, representando a Embaixada dos Estados Unidos, de acordo com a cônsul-geral no Rio de Janeiro, Jacqueline Ward. Ela enfatizou o quanto era gratificante para a população e o governo americanos poderem contribuir para amenizar o sofrimento das famílias que sofreram as graves consequências das cheias que atingiram o Estado da Bahia.

A cônsul americana revelou ainda que, em audiência com o governador Rui Costa, em outubro passado, a USAID já havia formalizado proposta de parceria para apoiar financeiramente projetos voltados às populações em situação de vulnerabilidade social na Bahia.

“Com o estado de emergência provocado pelas chuvas, o governo americano estabeleceu parceria com a ADRA Internacional, com vasta experiência e eficiência no socorro a pessoas em situações de catástrofes, para que a ajuda e a solidariedade do povo americano pudesse chegar o mais rápido possível às regiões mais afetadas no Estado da Bahia”, disse a diplomata americana.

Ela disse ainda que a parceria proposta ao Governo do Estado será concretizada a longo prazo, à medida que os projetos forem desenvolvidos e submetidos à apreciação da USAID. Neste primeiro momento de emergência, acrescenta a cônsul, foram investidos um total de R$ 750 mil para ajudar as famílias em suas necessidades básicas.

O secretário de Governo, Josué Brandão Júnior, representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, na solenidade, e destacou o sentimento de gratidão manifestado pelo Chefe do Executivo itabunense e pelo governo municipal, que puderam testemunhar
gestos e ações de solidariedade de voluntários, igrejas, entidades nacionais e internacionais depois da maior tragédia climática registrada na história do município, superando a de 1967.

“A maior lição que podemos tirar deste momento é que, com a graça de Deus, estamos vivos para contar a história de superação às futuras gerações. Em nome do prefeito Augusto Castro, agradecemos ao governo americano, a ADRA e a todos aqueles que estão atuando voluntária e solidariamente conosco para atender às famílias desabrigadas e desalojadas”, disse Júnior Brandão.

Os dirigentes da ADRA Brasil e ADRA Bahia, pastor Fábio Salles e Leonardo Mendes, respectivamente, fizeram um breve histórico da atuação humanitária da Agência em Itabuna e em outros municípios baianos em situação de emergência pelas chuvas. Ao final, o presidente da Associação Adventista do Sul e Extremo Sul da Bahia, pastor Cleiton Motta, agradeceu a parceria da USAID e do governo dos Estados Unidos no apoio à Prefeitura de Itabuna.

As famílias beneficiadas são dos bairros Urbis IV, Gogó da Ema, Sarinha Alcântara, Conjunto Habitacional Ceplac, Rua da Bananeira, Rua de Palha e Nova Ferradas, depois de escolhidas pela própria Agência Adventista. Além dos kits, a ADRA colocou à disposição da população os serviços de uma carreta que atendeu mais de mil pessoas com serviços de lavanderia, atendimento psicológico e clínico e fornecimento diário de 300 marmitas.