itacaré sbKarina Lins

Quando se fala em turismo no litoral do Sul da Bahia, Itacaré desponta como um dos lugares mais famosos e recomendadas por turistas no mundo inteiro. Hoje (26), o município comemora 290 anos de emancipação política e a gente te convida a mergulhar um pouco nessa história. Vem conosco nessa viagem!

Famosa por suas belezas naturais, a cidade de Itacaré, está situada a 75km de Ilhéus e a 450km de Salvador, possui uma grande área de preservação ambiental, em meio a um pedaço de Mata Atlântica e compõe a Costa do Cacau (trecho do litoral sul da Bahia, composta por oito municípios: Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Olivença, Una, Santa Luzia e Canavieiras).

O que um dia foi uma aldeia habitada por índios Tupiniquins, tornou-se, anos mais tarde, uma cidade de destaque na produção cacau na Bahia e famosa pelos “ricos coronéis” e seus imponentes casarões coloniais. A crise econômica marcada pela “Vassoura de Bruxa” nos anos 90, deu margem a um novo ciclo para a economia da região Sul e Itacaré, como tantas outras cidades vizinhas, se reinventou e passou a ser um reduto de turismo e lazer, point de surfistas, lugar preferido de muitos estrangeiros que acabaram se estabelecendo por lá e dos amantes da natureza.

Itacare 11

Atualmente, esse paraíso, é de longe, um dos mais cobiçados destinos turísticos baianos.

Em um misto de tranquilidade e agito, Itacaré faz a alegria dos viajantes com vários pontos turísticos, pois, é um lugar repleto de opções de lazer que vão desde praias secretas, vigorosos banhos de cachoeiras, esportes radicais, trilhas, até um belo pôr do sol. Por onde você anda, sempre tem algo interessante para fazer, sem contar, que o lugar é palco dos maiores eventos de surf brasileiros e mundiais, além de festivais de música. A cidade é bem servida de hotéis, pousadas, resorts, hostels e locais para campings. Dispõe também de uma estrutura completa de bares, restaurantes cuja gastronomia possui uma variedade da comida típica baiana e da culinária internacional.

Criamos um pequeno roteiro para quem deseja curtir os melhores dias de sol em Itacaré:

-Iniciamos pela famosa Praia da Concha, a principal da orla urbana de Itacaré, do centro da cidade e das cabanas de praia. Recebe muitos visitantes diariamente e por ser uma praia de águas tranquilas,  é uma boa opção para quem chega com crianças.

-Mesmo não sendo recomendada para banho, vale a pena ir na Praia da Coroa, que serve de atracadouro de barquinhos de pescadores e é ótima para tirar fotos.

ita 1

 

-Para quem quer explorar outras praias, as opções são as do Resende, Tiririca, do Costa e Ribeira. Para ir caminhando gastamos 20 minutos aproximadamente, mas muitas pessoas preferem ir de carro. Lá, a concentração dos surfistas é grande e possui estrutura local para lanches e refeições.

ita 2ita 3

Uma das opções de passeios mais pedidas pelos turistas é o tour pelas praias da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Por lá também dá para fazer trilhas para praias mais distantes. O ideal é contratar um guia de turismo. Isso garante mais segurança no acesso a praias mais desertas.

ita 4

Quem ama um banho de cachoeira, o destaque é a de Tijuípe, que fica a mais ou menos 15km da cidade. O acesso é fácil pela BA-001, que segue pra Ilhéus. Para entrar é preciso pagar uma taxa, mas o local possui ótima estrutura com restaurante e banheiros.

ita 5

O pôr do sol no Mirante do Xaréu, é um espetáculo à parte. Chegamos ao local pela Praia das Conchas e todo final de tarde, os turistas se reúnem para assistir ao espetáculo. De lá, se tem uma bela vista para o Rio de Contas e a Praia da Coroa.

ita 6

Repleta de bares, restaurantes, cafés, lojas e artesanatos locais, a Rua da Pituba é conhecida como ponto de encontro em Itacaré. À noite é bem movimentada e dá para curtir uma música ao vivo. Os artistas de rua dão um show à parte!

Itacaré é isso tudo e um pouco mais, é um daqueles pedacinhos do Brasil que deixa qualquer “gringo” de queixo caído!

ita 7ita 8

Imagens:Karina Lins, Prefeitura de Itacaré e Ministério do Turismo

Quer saber mais sobre esse destino? Acesse os links abaixo:

https://itacare.com.br/

https://itacare.ba.gov.br/