hrccO Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, suspendeu nesta terça-feira, dia 25, as visitas a pacientes internados nas enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Centro Cirúrgico, conforme orientação atualizada, em 21/01/2022, da Norma Técnica N° 66 emitida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

As medidas determinadas pela Sesab foram estabelecidas devido ao aumento de casos de Covid-19 no Estado. O HRCC organiza a adequação de suas cartilhas, materiais informativos e orientou suas equipes de profissionais para atenderem os itens da norma técnica do COES. “Vamos retomar as visitas virtuais e viabilizar todas as medidas necessárias para atender essa demanda”, assegurou Cristine Camara, diretora operacional do hospital.

A assistente social Lugiane Santana, coordenadora do Serviço Social do HRCC, confirmou que está autorizada apenas a permanência de um acompanhante para pacientes acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, menores de 18 anos. “Também a visita de um familiar aos internados sob cuidados paliativos, com acompanhamento de psicólogo. Estão estabelecidas essas e outras medidas, conforme a determinação da Sesab e a legislação que define essas questões”, afirmou.

O setor de portaria do HRCC requisita a comprovação de esquema vacinal completo, conforme NT Nº 66 do COES e Decreto Estadual n° 20.894/2021. Em dezembro, o hospital implantou um questionário de triagem para verificar o cartão de vacinação ou aplicativo ConecteSUS que confirmasse a imunização de acompanhantes e visitantes.

O objetivo da unidade consiste em checar a vacinação recomendada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que determina a primeira, segunda e terceira doses, com intervalos entre a segunda e terceira dose de 150 dias. Outras regras também foram adotadas pelo HRCC para reforçar a segurança sanitária no ambiente hospitalar.