hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle livros do thame

Operários da Emasa centram esforços no reparo da adutora que rompeu prejudicando o abastecimento de Itabuna

adutorarTécnicos e operários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) desde as primeiras horas de hoje, dia 24, estão atuando na operação de reparo de uma adutora de 550 milímetros que rompeu na noite de ontem, nas proximidades da Estação de Tratamento de Água (ETA), prejudicando o abastecimento de Itabuna. Implantada há mais de 50 anos, ainda nos tempos da Embasa, rede fica abaixo de uma galeria que corta um trecho da rodovia BR 101, na comunidade Jardim Alamar.

O gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, disse que o local é de difícil acesso e, por isso, a previsão de recuperação da rede é de no mínimo 24 horas. “Temos no local um emaranhado de redes de 550, 300 e 160 milímetros. Vamos ter que colocar uma luva de 550 milímetros na parte da tubulação que quebrou, em um lugar que não oferece boas condições de locomoção”, atesta.

Ainda de acordo com o gerente técnico da Emasa, há todo cuidado em relação a segurança das equipes que foram avaliar os danos e estão executando o conserto da rede. “O local é um espaço confinado. Tivemos que instalar ventilação forçada e redobrar a atenção em relação à segurança dos técnicos e operários. A rede rompida é como se fosse a veia aorta do sistema de abastecimento de água da cidade”, explica João Bitencourt.

Com o rompimento da rede os bairros das zonas leste, sul e sudeste terão o fornecimento de água interrompidos, sendo que as localidades que compõem essas zonas da cidade apenas as apertes altas do São Caetano, Novo São Caetano, Guedes Pinho, Vila Anália, Pedro Jerônimo e Jardim Primavera não haviam sido abastecidas até o quebramento da adutora.

“Assim que o sistema for reestabelecido, vamos abastecer os locais que ficaram pendentes, o que vai ocasionar um atraso de até 48 horas no fornecimento das outras áreas da cidade. Em função disso, é indispensável que todos façam uso da água com a máxima racionalidade”, finaliza o gerente Técnico da concessionária de água de Itabuna.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
janeiro 2022
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031