Cleide Léria Rodrigues

 

cleide leriaTAG é a abreviação do transtorno de ansiedade generalizada um dos tipos de transtorno de ansiedade.

“ É importante não confundir o transtorno de ansiedade generalizada com os sentimentos comuns de medo e ansiedade. Para considerar um diagnóstico, os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada devem estar presentes por , pelo menos, seis meses e causar desconforto ou prejudicar a rotina da pessoa e/ou seu relacionamento social, familiar , estudo e trabalho “.

O transtorno de ansiedade generalizada , também chamado de TAG , é um transtorno psicológico em que há preocupação excessiva no dia a dia o que pode levar o surgimento de outros sintomas psicológicos e físicos, como:

Irritabilidade, inquietação, alterações cardíacas e respiratória, cansaço, boca seca, suor excessivo e dificuldades de concentração, por exemplo.

Agora vamos ver se  você sente alguns desses sintomas para saber a possibilidade de ter TAG.

1 – Você sentiu-se nervosa(o), ansiosa(o) ou no limite?

2 – Sentiu-se nervosa (o),ansiosa (o) ou no limite?

2 – Sentiu-se que ficava cansada(o) facilmente?

3 – Teve dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir?

4 – Teve dificuldade em parar de se sentir preocupada (o)?

5 – Teve dificuldade de relaxar?

6 – Sentiu-se tão preocupada (o) que foi difícil ficar parada(o)?

7 – Sentiu-se facilmente irritável ou chateada (o)?

8 – Sentiu-se medo como se algo muito ruim fosse acontecer?

Se você sentir seis desses sintomas, é bom buscar ajuda de um profissional de saúde psicólogo ou médico psiquiatra para fazer um tratamento adequado.

Mas saiba ! as causas do transtorno de ansiedade generalizada , não estão totalmente esclarecidas, no entanto existem fatores genéticos, ambientais e relacionados com neurotransmissores que podem estar envolvidos no desenvolvimento dos sinais e sintomas desse transtorno.

Se você possui vida muito agitada, está sob estresse constante ou tenha que prestar atenção nos mínimos detalhes de suas tarefas diárias, é mais propenso a desenvolver o transtorno. Além disso, algumas condições genéticas podem aumentar a chance da pessoa desenvolver esse distúrbio psicológico.

Pode se manifestar em diversas idades , podendo afetar inclusive a a capacidade de realizar atividades diárias e o relacionamento com família, amigos.

Sendo importante que o tratamento adequado seja iniciado com profissionais psicólogos e médicos psiquiatra e, tem o objetivo interromper o ciclo de preocupação excessiva e promover a melhoria da qualidade de vida.

Vou deixar algumas dicas que pode te ajudar a ter melhoras diante do TAG.

Em primeiro lugar é importante aceitar a sua condição e , buscar sessões de terapia , atividades que promovam o relaxamento, como meditação, Yoga, , prática de atividades físicas, etc…

Mas , saiba que , quando os sintomas são frequentes, é necessário buscar orientações médicas para o uso da medicação e , não esquecer que a terapia é muito importante para  ajudar mesmo que você sinta melhoras após começar tomar a medicação.

Mas nunca se esqueça : Construir uma saúde mental e emocional de qualidade e necessário fazer terapia. Através da terapia você constrói novas possibilidades para viver uma vida mais saudável , conquistar seus objetivos e realizar sonhos.

Este conteúdo fez sentido para você ?  Ficou alguma dúvida ? Caso  queira saber mais sobre o assunto TAG , é  só enviar uma mensagem através dos meus contatos que terei maior prazer em responder.

Telefone WhatsApp (73)988182419

http://psicologacleiderodrigues.com.br