33475BE7-C2A6-48EA-923E-5EDA6F4C992B
Crianças com idade entre 5 e 11 anos, com comorbidades, começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, dia 20, na UniFTC de Itabuna. Nesta sexta-feira, dia 21, a imunização acontece das 10 às 16 horas no mesmo local.FB762DF8-9782-4AEF-A019-4802D7387401

A imunização é prioritária para os portadores de algumas doenças, dentre elas, diabetes, cardiopatias, obesidade mórbida, câncer, HIV Aids e  Síndrome de Down. Além das deficiências permanentes, como distúrbios na fala, audição e intelectual.

Para a criança com comorbidades tomar a vacina, os pais ou responsáveis precisam apresentar um laudo médico. “O laudo precisa ter o CID, assinatura e carimbo pelo médico. É necessário também a documentação dos pais”, disse o enfermeiro da Rede de Frio, José Vitor Gomes.

No sábado passado, dia 15, Itabuna  recebeu um lote com 1.030 doses da vacina Pfiser pediátrica. A expectativa é de que 19 mil crianças tomem a vacina. O imunizante é aplicado em um volume de 0,2ml, por via intramuscular.

A subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, acompanhou o primeiro dia de vacina e  informou que na próxima semana, a vacina será aplicada em crianças que vivem em abrigos, indígenas e aquelas pertencentes às comunidades quilombolas. “ Após essa etapa, vamos imunizar o  público de 5 a 11 anos de forma escalonada”, frisou.

A recomendação é que pós a vacina, o paciente deve ser monitorado por 20 minutos, para avaliar a ocorrência de efeitos adversos. “Essa medida faz parte de Nota Técnica do Ministério Saúde, que Itabuna adotou. Alguns efeitos já são esperados, como braço mais inchado e dor”, explicou José Vitor.

A  subsecretária  de Saúde reforçou a importância de o  público entre 5 e11 anos ser  vacinado. “Precisamos dar  uma margem de segurança também aos pais, até porque as aulas já vão começar de forma presencial e é necessário que haja segurança para  as crianças”,  alertou Lânia Peixoto.

A professora Rita de Cassia da Silva Souza fez questão de levar o filho de 7 anos, que sofre asma.
“A vacina é muito importante. Meu filho, além  de asmático, nasceu prematuro. Então para nós é um momento de alívio”, comemorou.

Já a empresária Evelyn Oliveira definiu o primeiro dia de vacina como um momento de emoção. Ela também trouxe a filha Maria Eduarda, 7 anos, para receber a dose da Pfizer pediátrica.  “Diante de tantas mortes, que ocorreram, ver minha filha bem, me deixa muito feliz”, falou.

“Eu nem senti dor. Agora me sinto mais confiante”, expressou a garota de 7anos.

MOMENTO LÚDICO

O primeiro dia da vacina para público infantil em Itabuna também foi cercado por muita diversão. Antes da aplicação da primeira dose, as crianças participaram de brincadeiras com jogos  lúdicos e educativos.

O professor de Educação Física, Chariton Carvalho, chefe de Integração Esporte-Escola, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, afirmou que essa dinâmica é  fundamental para tirar a tensão das crianças antes de serem vacinadas. “Trouxemos jogos criativos, e recreativos até para uma melhor socialização. Quando se fala em diversão e lazer, qualquer pessoa relaxa, principalmente uma criança”, frisou Carvalho.
_______________________________