nego elder (2)

Em visita a Pau Brasil no dia 11 de janeiro a médica Rafaela Barros, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares se reuniu com caciques pataxós hã hã hãe  e visitou a líder indígena Maria Muniz no sentido de articular atendimento médico humanitário para as famílias atingidas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no final do ano passado.

nego elder (1)
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares é um movimento social que atua em parceria com movimentos populares em todo o país, tendo uma relação especial com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Com o apoio de parceiros como a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD) e Secretaria e Saúde do estado da Bahia (SESAB), a RNMP está atuando com trabalho voluntário em cinco regiões do estado, tendo a perspectiva de  quarenta profissionais de saúde em campo durante o mês de janeiro de 2022: Sul, Baixo Sul, Sudoeste, Extremo Sul e Leste da Bahia. São  médicos militantes de 13 estados brasileiros para participar das ações de solidariedade.

 

” Queremos fazer atendimento dialogado, respeitando o benzer das comunidades tradicionais, o toré do povo indígena, a resistência da reforma agrária. A gente não quer uma medicina apenas de consultório, e já estamos presentes na região”, disse  Dra. Rafaela. O trabalho começou por  Jacareci e Aldeia Panelão, com o apoio das equipes de profissionais do Distrito Sanitário Indígena nessas atividades (DSEI). Os profissionais de saúde também atuarão na  Aldeia Caramuru Paraguassu , a partir da articulação com vereador Nego Elder, caciques e lideranças indígenas.

 

REDE DE APOIO
“Conseguimos articular essa ação emergencial, pois depois das enchentes muitas doenças chegarão e temos que abrir uma frente de combate. A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares é um braço humanitário e vamos dialogar com eles dentro da Teia dos Povos, do MST, vamos cuidar dessas pessoas, que são vulneráveis e tendem a se tornar invisíveis numa tragédia de grandes proporções” declarou Nego Elder.

“Devemos ao MST, através  de seu Setor de Saúde e da Direção Nacional  e Estadual e da direção regional no Sul do estado, coordenada por Edna, essa grande força tarefa no estado da Bahia”, afirmou o vereador. Segundo ele, “graças ao MST conseguimos construir articulações, por exemplo, com a Secretaria de Saúde do estado da Bahia, parceira fundamental para  mobilizar tantos profissionais de saúde”.

 

 

“ Ao longo dessa jornada com o povo baiano, fomos identificando e construindo novas parcerias, como o vereador Nego Elder, que facilita nosso diálogo com o movimento indígena e com a Teia dos Povos na Bahia, articulação de movimentos que nos chama atenção pela capacidade de articular diferentes movimentos populares na região”, relatou Vinícius Ximenes, membro da coordenação nacional da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, residente no Distrito Federal (DF).

A Dra. Rafaela Barros é do Ceará, e mantém uma base de apoio em Itabuna.