WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

janeiro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


Solidariedade

solidariedade (3)Anna Lívia Ribeiro

 

“É preciso amor

Pra poder pulsar

É preciso paz pra poder sorrir

É preciso a chuva para florir…”

A intensa chuva que desabou na região sul da Bahia fez florir vários atos de humanidade no poder de existir e agir. Vi uma onda gigantesca – daquelas que a gente só vê em Nazaré/Portugal – de solidariedade, de compaixão, de empatia, de comunhão por parte dos voluntários que se engajaram com instituições, organizações da sociedade civil, igrejas, dentre outros  que doaram seu tempo em benefício das comunidades afetadas, atendendo tanto às necessidades do próximo como às suas próprias motivações pessoais, sejam de caráter religioso, cultural, filosófico ou emocional.

A dedicação, a bondade, a entrega, a generosidade, o desapego e tantas outras palavras que eu escreva não conseguem descrever o quanto essas pessoas doaram, receberam e espalharam amor das mais diversas maneiras.

solidariedade (2)

Recordo agora de dois momentos que mexeram profundamente comigo: o depoimento emocionado de um dos militares do corpo de bombeiros de Sergipe ao resgatar 8 pessoas na região de Iguaí – que não abandonaram os doguinhos – e o idoso que teve sua casa inundada e foi resgatado por 3 homens em Itabuna, levando consigo sua vida e seus documentos.

E o que dizer do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres), essas pessoas que desde 2011 lutam para que os animais não sejam vítimas invisíveis em desastres, do Planeta dos Bichos em Ilhéus, Bicharada em Itabuna e tantas outras que entendem que toda forma de vida importa.

solidariedade (1)

Essa capacidade humana fundamental de ajudar o outro, de doar – por mais clichê que pareça – contribui para que sejamos mais humanos, mais felizes. Quanto mais você ajuda, compartilha, conecta pessoas, mais amor você recebe da vida. Mas não pense que quando se fala em ajudar o próximo isso se resume a contribuições materiais. Muito além disso! Existem diversas ações simples, no dia a dia, que mudam o dia de muitas pessoas, inclusive a nossa!

“Cada um de nós compõe a sua história

E cada ser em si

Carrega o dom de ser capaz

De ser feliz” (Almir Sater)

Que tal você continuar a praticar ações de ajudar o próximo?

“Faça o seu pouco de bem onde você está; são esses pequenos pedaços de bem juntos que inundam o mundo”  (Desmond Tutu)

Anna Lívia Ribeiro é ilheense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Gestora em Turismo, Agente de Viagens @viadestinoilheus

 

1 resposta para “Solidariedade”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia