recicla (3)A Prefeitura de Itabuna entregou nesta segunda-feira, dia 25, o fardamento e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a seis agentes ambientais que atuarão diretamente no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis. A unidade foi inaugurada na sexta-feira passada pelo prefeito Augusto Castro, no bairro Lomanto, e tem capacidade para receber até 120 toneladas de resíduos sólidos, o equivalente a 3% do que é produzido em toda a cidade.

recicla (4)

O kit com fardas e EPIs foram adquiridos por meio de parceria entre a Prefeitura, Biosanear e a CRV Costa do Cacau e entregues aos operadores que trabalharão em duas prensas de reciclagem, conforme adiantou o mestre em educação ambiental da Secretaria de Planejamento, Dielson Mendes.

recicla (1)Ele explicou que as duas prensas servirão para enfardar sobras de materiais recicláveis, a exemplo de papel, papelão, plástico, PET e PVC, além de metais como latinhas e sucatas, resultado do trabalho dos catadores que integram a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

Com a reutilização de diversos materiais, transformando sobras em novos recursos, Itabuna vai contribuir com a preservação do meio ambiente, conforme destacou Dielson. Ele lembra que isso se deve à sensibilidade do prefeito Augusto Castro que liderou a iniciativa de fechar o lixão e destinar os resíduos sólidos ao aterro sanitário certificado da CVR Costa do Cacau na rodovia Ilhéus-Itabuna.

recicla (2)Mendes ressalta que Itabuna deu grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável, porque, além de eliminar parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado na cidade, vai gerar emprego e renda e devolver a dignidade aos antigos catadores que dependiam do lixão para sua sobrevivência. Atualmente, 161 pessoas integram a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna.

“Os agentes têm a missão de recolher, acondicionar o lixo reciclado e enviar às fábricas processadoras de materiais recicláveis. Mas, antes, eles receberam treinamento e ainda contam com o todo o apoio de uma equipe técnica multidisciplinar da Prefeitura, para que toquem a cooperativa com segurança, independência e com capacidade para o gerenciamento”, concluiu Dielson Mendes.