carangDiversos caranguejos amanheceram compondo a paisagem na manhã desta quinta-feira (30) na Praia da Avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus e despertaram a curiosidade de moradores e turistas que passavam pela região. Os crustáceos foram arrastados pelas correntezas.

O Grupo de Amigos da Praia (GAP) acionou o Ibama, Cipa, Polícia Ambiental e Salva Vidas para avaliar a situação dos animais encontrados na Praia da Avenida. Professora Flavia Miranda, doutora em medicina veterinária esclareceu os riscos da água, além de ter caranguejos fêmeas e filhotes que não podem ser capturados e alerta sobre a possibilidade de vendedores se deslocarem, o que acabou acontecendo provocando tumulto. “Agora é hora de fazer o levantamento do impacto ambiental, o que de fauna e flora foram acometidos”, diz a pesquisadora da UESC.

Os órgãos responsáveis e o GAP convocam voluntários para o resgate dos animais que serão encaminhados pelo Ibama de volta para o mangue de forma segura.

Para mais informações fiquem atentos as redes digitais por: @gap_ilheus no Instagram, e-mail: gapilheus@gmail.com ou pelo telefone/Whatsapp 073-98850-1323. A sede do GAP está aberta de segunda à sexta feira das 08:30 às 19:30.