80D20B32-54B5-44BE-84C5-D0BE38C69634

As estações de captação de água bruta da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) estão com as atividades paralisadas devido às fortes chuvas que castigam a região nas últimas 48 horas. Com isso, o processo de tratamento e distribuição de água em Itabuna está interrompido.

Na estação de Rio do Braço, no distrito de mesmo nome em Ilhéus, problemas na rede elétrica de distribuição de energia e a alta do Rio Almada interromperam a captação de água desde a madrugada de hoje, dia 25. Já em Nova Ferradas, na zona oeste de Itabuna, o aumento do nível das águas do Rio Cachoeira, além de arrastar muitos detritos estão próximas de atingir os painéis elétricos da estação e as plantas aquáticas, popularmente chamada de baronesas, entupiram as engrenagens das bombas de sucção.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, qualquer ação para restabelecer os sistemas de captação e, consequentemente, retomar o abastecimento de água em Itabuna, depende da melhora do tempo e da volta do Rio Cachoeira ao nível normal.

“Estamos passando por situação semelhante à que ocorreu nas cidades do Extremo-sul que também foram afetadas pelas chuvas, quando a Embasa teve que interromper o fornecimento de água, na semana passada. Pedimos a todos que economizem as águas de seus reservatórios ao máximo, principalmente hospitais, clínicas médicas e o Presídio Regional, pois, diante da situação de momento não temos condições de atender nem com carro-pipa”, explicou o gerente da Emasa.

O corpo técnico da Emasa está centrando esforços e estratégias para, assim que as condições climáticas melhorem, as equipes da concessionária de água, contando com o apoio de profissionais da Coelba possam reativar o fornecimento de energia nas estações.
——-