Lançamento-SuavidadeA Orquestra Gongombira de Percussão lança, nesta terça-feira, 21, o clipe de “Suavidade”, nova música de trabalho do grupo, no canal do YouTube. O lançamento será realizado às 19 horas, num coquetel para convidados, no Espaço Cultural Dilazenze, localizado no Alto da Conquista.

Suavidade, que também estará disponível em todas as plataformas digitais, é uma composição de Cesar Bispo (violonista e um dos cantores da Orquestra). Gravada em Salvador, com a participação de músicos consagrados da cena musical soteropolitana, essa produção de Jackson Almeida apresenta um trabalho com acabamento primoroso que reflete o amadurecimento profissional e o grande potencial da banda.

O arranjo, muito bem construído, traz desde sua introdução um ritmo contagioso conduzido por um timbau (que lembra o suingue da Timbalada) e fraseados de guitarra que remetem aos carnavais baianos mais antigos, da época do frevo elétrico.

A voz principal (do próprio Cesar) é apresentada de forma clara e precisa, sendo enriquecida no refrão pela intervenção de outras vozes. A melodia e a letra soam familiares e convidam a cantar. O resultado é um belo exemplo de autoafirmação e engajamento que mexe com o corpo e com a mente.

 

O grupo

A Orquestra Gongombira de Percussão surgiu em 2004 a partir da longa experiência do compositor e percussionista Marinho Rodrigues como uma das principais lideranças do movimento dos blocos afro da cidade de Ilhéus. A banda representa uma das principais ações da ONG “Organização Gongombira de Cultura e Cidadania” que, por meio dos muitos projetos realizados ao longo dos últimos 17 anos

A Orquestra Gongombira é formada por um grupo de músicos nascidos e criados dentro do terreiro e com longa experiência musical dentro do movimento dos blocos afro. A receita de sucesso do grupo tem como ingredientes fundamentais uma percussão potente e envolvente (Icaro Rogers, Pamela Thaynan, Tonho Rodrigues) que junto com a bateria (Jhon Ericks) fornece uma base sólida sobre a qual se inserem uma guitarra (Jeferson Rodrigues) e um violão (Cesar Bispo) que criam diferentes atmosferas e acrescentam seu tempero.

 

As vozes de Marinho Rodrigues, Jamena Loranna e Cesar Bispo, cada uma com sua energia e timbre próprios, completam o conjunto, se alternando para envolver e emocionar o público. A proposta inovadora da Orquestra Gongombira é a de misturar ritmos e sonoridades afro-brasileiros (Ijexá, Samba Reggae, Salsa, Merengue, Samba de Roda, Pagode baiano, Adarrum etc.) com elementos de diferentes tradições da música latina, para propor um repertório bastante variado, mas sempre envolvente e dançante.