O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, está alertando aos moradores de todas as comunidades ribeirinhas, em especial às pessoas que residem às margens do Rio de Contas, para que estejam atentos ao aumento do volume de águas previsto para os últimos dias. O objetivo é garantir a segurança de todos, evitar acidentes, prejuízos e riscos para a saúde.

 

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira(10), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informa que, devido às fortes chuvas, ocorridas na bacia do Rio de Contas, o reservatório da Pedra atingiu um armazenamento de 62.14% do volume útil. Dessa forma, o reservatório da Barragem da Pedra vai ampliar, de forma gradual, a sua vazão de água, conforme a seguinte programação: neste sábado serão liberados 550 metros cúbicos por segundo de água; no domingo serão 650 e na segunda-feira está prevista a liberação de 700 metros cúbicos de água por segundo.

Antônio de Anízio informou que o volume de águas já começou a subir e a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados. E em caso de emergência, deve entrar em contato com a Defesa Civil de Itacaré, através dos telefones (73) 99981-2727 ou (73) 98151- 2242. Paralelo a esse estado de alerta, o prefeito também está recomendando à população que evite o contato com águas e fiação elétricas e busque locais altos e seguros para abrigo.

 

Já com relação aos alagamentos na cidade, a Prefeitura informa que a população também pode ajudar, evitando jogar lixo na rua, principalmente em bueiros, córregos e rios, não despejar esgotos nos barrancos e evitar queimadas. Os principais sinais de que pode ocorrer um desabamento são trincas nas paredes, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando na base do barranco e inclinação de postes e árvores.