EA54FAFC-6BB5-4391-A065-3BF3F983EB77

Instituída em maio de 2009 por 69 municípios do Estado da Bahia, tendo como base os princípios de gestão compartilhada, democrática e participativa, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) assume um dos seus maiores projetos nestes 12 anos de existência: comandar a gestão, operacionalização e execução das ações e de serviços de saúde do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, inaugurado hoje pelo governador da Bahia, Rui Costa.8457855E-FBD3-470F-9EA4-7F20F204CA61

“Todo o projeto do hospital está baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde, que são princípios da nossa ação de trabalho”, destaca o diretor-geral da fundação, Ricardo Mendonça. O hospital é um dos mais modernos do Brasil e, conforme destacou o governador Rui Costa, atenderá a todos os municípios da região, condição que exige da FESF-SUS a união de experiência administrativa, qualidade técnica e eficiência operacional.

Para dirigir este projeto, a fundação designou a psicóloga Aline Costa. Mestre em Saúde Coletiva com ênfase na saúde da mulher e da criança, ela trabalha há 15 anos no Sistema Único de Saúde, tendo participado da Política Nacional de Humanização e da construção da Rede Cegonha no Ministério da Saúde. Na Bahia, atuou como coordenadora estadual da atenção hospitalar na Sesab e foi diretora geral da maternidade Albert Sabin, em Salvador.

A direção médica ficará a cargo do obstetra Antônio Monteiro. O médico considera o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus uma unidade-referência, com equipamentos de alta complexidade. “Será um divisor de águas no cuidado materno-infantil para a região de Ilhéus e para toda a Bahia”, assegura.AFEF5BE6-8802-41D8-82D7-BA98C3F0EFAB

A missão – reforça Ricardo Mendonça – é oferecer segurança e eficiência no cuidado com o público materno-infantil do sul da Bahia, contribuindo para a redução das mortes materna, neonatal e infantil no estado. O diretor-geral da FESF-SUS lembra que a entidade, além de ser uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do SUS, oferece um modelo de gestão interfederativa, atuando em todas as regiões da Bahia, cumprindo função essencial para a gestão compartilhada de serviços de saúde. “Esse modelo inovador apresenta-se como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da atenção à saúde no Estado da Bahia, propicia agilidade e segurança para gestores, usuários e trabalhadores, como um democrático veículo de concretização do direito humano fundamental da saúde”, destaca Mendonça.

O hospital tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Para além disso, a unidade pediátrica consta de 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que serão 100% regulados. Além da realização de partos e da internação, o hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.