7A8F8BC5-5BC4-4645-BA68-BA0A9A1489EA
Neste sábado, dia 4, a partir das 7 horas, acontecerá pelas avenidas e ruas de Itabuna o “Pedal da Prevenção”, uma nova ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), como parte da Campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do HIV/AIDS. O evento é realizado depois de Caminhada na quarta-feira, dia 1º, Dia Mundial de Combate à AIDS.

O itinerário tem como saída o espaço em frente à Câmara Municipal de Vereadores, passando pelo Beira-Rio em direção à ponte do São Caetano. Depois, os ciclistas passarão pela Avenida do Cinquentenário, Bairro de Fátima e Avenida Ilhéus, finalizando na Avenida Amélia Amado com destino à sede do CERPAT.

Com o tema “A vida é mais forte que a AIDS”, o CERPAT  tem intensificado as ações de conscientização sobre a causa do HIV/AIDS ao longo deste mês. O Pedal da Prevenção tem como objetivo chamar atenção da sociedade, além do engajamento de diversos grupos de pedais parceiros.  
Segundo a coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros,  além da divulgação dos serviços oferecidos, a Campanha Dezembro Vermelho  também tem como finalidade arrecadar alimentos. Cada ciclista levou 1 kg de alimento não-perecível na sua inscrição. Em troca, recebe um kit que inclui camisa do Dezembro Vermelho, água, lanche, balão, apito e paçoca.

Fernanda destaca que os alimentos arrecadados serão doados aos pacientes em situação de vulnerabilidade. Por isso, chama atenção para aqueles que queiram contribuir. “Aquelas pessoas que se solidarizarem com a causa, recebemos doações de alimentos na sede do CERPAT para montar cestas básicas que serão entregues no Natal”  destacou.

Cerca de 160 ciclistas já estão inscritos para o Pedal da Prevenção. Dentre os pedais parceiros, estão Pedal dos Peixes, Pedal das Luluzinhas e Guardiões, Selva do Pedal, Pedal Bom, Pedal Livre, Pedaletes, Águia do Pedal, Pedal Vida, Trilha do Pedal, Amigos das Trilhas, Lama no Pedal, Fire Bike e há parceria com o SEST/SENAT. Para doações e testagens, o CERPAT fica na Avenida Amélia Amado, 914, Centro. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas de segunda a sexta-feira.
_________________________________