choc fest

A comemoração antecipada do Natal em Ilhéus, no Sul da Bahia, já tem data marcada: será entre os dias 16 e 19 de dezembro no 12° Festival do Internacional do Chocolate e Cacau. O evento, que acontecerá no estacionamento do Centro de Convenções da cidade, já divulgou a corrida por um recorde, a produção e exposição de uma árvore de Natal feita com 350kg de chocolate, medindo mais de dois metros de altura.

choc fest 2O responsável pela façanha será o chef Abner Ivan, diretor executivo do Clube dos Padeiros e Confeiteiros do Brasil (Cpac Brasil). Ele foi Campeão da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2015, categoria Chocolate etapa Brasil, e finalista da Word Chocolat Masters, etapa Sul Americana 2014/2015. Paulista, de 33 anos e com experiência internacional, Abner vai substituir a tradicional estrela, que costuma ocupar o topo da árvore, por uma flor de cacau e as conhecidas bolas natalinas por miniaturas coloridas de cacau.

Para Marco Lessa, organizador do evento, a ideia da árvore nestas proporções é inédita no Brasil e o investimento na escultura de chocolate revela o interesse dos idealizadores do festival em marcar uma espécie de recomeço, após tantas perdas provocadas pela pandemia da Covid-19. Lessa afirma que “o Natal é a segunda ‘Páscoa’ para o mercado do chocolate e as nossas marcas de origem mereciam essa oportunidade, além de marcar a retomada do turismo e dos eventos do setor”.

O evento

Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil. Durante a programação, entre cursos, palestras e workshops, são colocados em destaque os derivados do cacau, as manifestações culturais, artísticas, econômicas e sociais que compõem o cultivo, o beneficiamento e a comercialização do produto agrícola.