cerpatCaminhada pela Avenida do Cinquentenário nesta quarta-feira, dia 1º, às 14 horas, dá início em Itabuna à Campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do HIV/AIDS. Com o tema “A vida é mais forte que a AIDS”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), busca chamar a atenção para uma doença que foi epidêmica nos anos 1980.

Unidade do Departamento de Vigilância em Saúde, o Cerpat é dedicado ao monitoramento e ao acolhimento às pessoas soropositivas, sendo referência para 22 municípios regionais. Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, promoção e de conscientização sobre a campanha.

Como ação inicial, acontecerá a “Caminhada da Prevenção”, com saída do Jardim do Ó, contando com a participação de servidores e das ONGs parceiras do CERPAT (GAPA, Grupo HUMANUS, MNCP e RNP) que se juntam na Mobilização Nacional de Luta contra a AIDS e conscientização da importância de divulgação sobre o tema.

A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Nem todo indivíduo que porta o vírus, tem HIV, pois, cada organismo reage de uma forma para combater o vírus por conta das variações dos sistemas imunológicos.

O HIV, que é um vírus transmissível, acontece por meio de sexo sem proteção, uso compartilhado de seringas por mais de uma pessoa, transfusão de sangue infectado, da mãe HIV positivo para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, e ainda, instrumentos perfurocortantes não esterilizados.

Segundo dados do Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM), divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), de 2019 para 2020, foram notificados 41.919 casos de infecção pelo HIV, sendo 10.752 (25,6%) no Nordeste, acometendo 52,7% de pessoas com a faixa etária de 20 a 34 anos.

A coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, explica que a caminhada servirá para intensificar alertar a população do município e da microrregião para a importância da realização das testagens, bem como para que fique em dia com sua saúde. Para os pacientes que já fazem tratamento, a mensagem é que continuem com a sua adesão de forma correta.

Uma série de ações que visam a promoção da conscientização sobre o HIV/AIDS serão realizadas. “Ao longo de todo o mês, vamos realizar ações de mobilização, palestras, oficinas e educação em saúde para que haja uma desmistificação do estigma por trás do tema. A maior prevenção é o conhecimento”, afirmou.