hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle livros do thame



As cores marcantes na arte de Gêiza Barreto

“!UM SOMOS NÓS”

“!UM SOMOS NÓS”

Uma das grandes representantes da arte brasileira com toda sua cor e intensidade. Sua arte  desperta no admirador aquela necessidade de contemplar, para então interpretar sua vastidão de idéias contidas em cada obra. Suas cores fortes transmitem a alegria e a alma de uma artista que cresce a cada dia,  ganhando de forma merecida seu espaço no mercado artístico. Me refiro a artista baiana  Gêiza Barreto.

GEIZA BARRETO

Fale-nos sobre você:

Nasci em Salvador – BA, em 1973. Cresci vendo minha mãe, uma artista que não quis se profissionalizar, pintar usando diversos materiais e suportes. Entretanto, segui carreira na área de Tecnologia da Informação e somente em 2003 resolvi estudar desenho e pintura no Atelier Canella’s, em Niterói, onde passei três anos, tendo saído por ocasião do nascimento de meu filho mais velho. A partir de 2016, depois de um intervalo de dez anos, resolvi me dedicar integralmente à arte, mais especificamente à pintura em técnica mista; em 2019, comecei a participar de exposições físicas e virtuais no Brasil e no exterior.

 

“AMOR QUE NÃO CABE EM MIM”

AMOR QUE NÃO CABE EM MIM

 – Qual sua maior inspiração ao iniciar um trabalho ?

Gosto muito de estudar sobre o funcionamento da mente humana, do inconsciente, da conexão com o Eu Superior, do poder da imaginação, da fé e das frequências vibracionais para a cocriação da realidade, o que acaba se refletindo no tema das minhas obras abstratas. Entretanto, muitas vezes não parto de uma ideia, e sim de emoções que não consigo verbalizar. Em geral, os meus abstratos são criados de forma intuitiva; costumo adicionar camadas de diversos materiais até que, em dado momento, escuto a mensagem que a obra quer transmitir, seja por meio de uma frase, uma palavra ou uma música. Nesse momento, sei que a obra está prestes a ser finalizada e ajo de forma mais lógica, interferindo em detalhes e elementos para deixá-la mais harmoniosa e condizente com a mensagem a ser transmitida.

“CAUSA E CONSEQUÊNCIA”

CAUSA E CONSEQUÊNCIA

– Você participou da exposição Arte é…na Galeria virtual Luciane Yahweh, com a obra: “CAUSA E CONSEQUÊNCIA”, fale-nos sobre ela…

Participar da exposição Arte é… foi uma honra para mim. Quando recebi o convite e escolhi a definição “Arte é… Cura”, pensei no meu próprio processo de cura com o auxílio da arte e resolvi fazer a associação da Arte a um medicamento. Assim, escolhi fazer colagens usando bulas e películas de cartelas de remédios e usei as próprias cartelas como carimbos, pintando os compartimentos dos comprimidos e cápsulas de forma que elas se assemelhavam a paletas. Durante a pintura, comecei a me perguntar: se a Arte é cura, qual a causa das doenças que ela ajuda a tratar? Num processo de sincronicidade, encontrei, em meio aos meus materiais, um carimbo que dizia “All you need is love” (Tudo de que você precisa é amor) e vi que ele continha o que procurava para concluir o trabalho.

“EU EXISTO”

EU EXISTO

-O que a arte representa para você?

 Além de cura, como já dito acima, a arte para mim representa resgate de memórias afetivas, expressão individual, comunicação entre almas e conexão com o divino.

“MANTENDO A ALEGRIA”

MANTENDO A ALEGRIA

Entre 2019 e 2021, Gêiza participou de exposições coletivas presenciais em Portugal, na Espanha e no Brasil e virtuais no Brasil e Estados Unidos. De 2020 a 2021, realizou sua primeira exposição virtual e individual por meio da galeria que a representa em Nova Iorque, que inseriu seus trabalhos em portais de negociação de arte voltados para o mercado global. Suas obras fazem parte de coleções particulares no Brasil e no Canadá e uma de suas obras integra o acervo permanente do Forte de São Francisco, em Chaves, Portugal.

“SENHORA DO TEMPO”

SENHORA DO TEMPO

Gêiza se une ao grupo de artistas selecionados para estar registrada nesse blog em minha coluna, porque é uma artista com seu extraordinário talento de transmitir alegria, e beleza ao ambiente onde são colocadas suas obras. Um trabalho de muita riqueza visual, representando com excelência a diversidade da Arte brasileira.

Para conhecer um pouco mais de sua história e trabalhos acessem:

www.exposicoesllima.com.br

@geizarte

LU

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

3 Responses to “As cores marcantes na arte de Gêiza Barreto”

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2021
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930