1A plataforma InfoVis Bahia, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), traz agora um instrumento de integração e disponibilização de informações de governo, instituições de ciência e tecnologia e setor produtivo, a sociedade civil organizada, com o seu mais novo lançamento, o “Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação”, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Na composição do Observatório existe uma variada fonte de dados, sendo estes relativos à educação básica, matrículas na educação infantil, creche, pré-escola, matrículas no ensino fundamental, matrículas no ensino médio, educação superior na Bahia e de Pós-Graduação e educação profissional.

“Na primeira etapa de lançamento do Observatório, o foco está sobre os dados da educação, um dos principais pilares de CT&I. É impossível discutir CT&I sem olhar o capital humano. O papel da educação é fundamental no processo de desenvolvimento científico de qualquer região. Os próximos passos consistem em ampliar as análises para os demais segmentos que compõem a cadeia de CT&I no Estado da Bahia”, afirma Rodrigo Cerqueira, coordenador de Pesquisas Sociopopulacionais da SEI e do InfoVis Bahia.

Este novo componente do painel contribui para um refinamento na interlocução entre os segmentos do rico ecossistema de CTI, auxiliando os diversos órgãos do Estado na tomada de decisão e construção de políticas públicas. A nova versão do Observatório foi construída com uma proposta de interface mais amigável, limpa e interativa de disponibilização das informações e pode ser acessada através do link https://infovis.sei.ba.gov.br/cti/.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, ressalta a importância dos dados e informações disponíveis no observatório. “A partir do conhecimento, os entes do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação poderão se posicionar, seja através de políticas públicas, de fomento, da implantação de negócios, do desenvolvimento de novos cursos e novas formas de qualificação para formação de pessoas, do investimento em infraestrutura ou novos equipamentos que venham a enriquecer e fortalecer o próprio ecossistema com benefício à sociedade”.

De acordo com Jonatas Silva, diretor de Pesquisas da SEI, assim como este observatório, que foi construído após acordo de cooperação técnica com a Secti, nas próximas semanas será lançado outro importante painel. “Lançaremos o de Segurança Pública, fruto de acordo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. E, em 2022, teremos o de Mercado de Trabalho e Rendimento que já está sendo desenvolvido”.

Sobre o InfoVis Bahia

O InfoVis Bahia é parte de um projeto maior da SEI, o SEIDataLab, um laboratório focado em análise de dados e geração de insights para a política pública. Com a criação do laboratório de dados SEIDataLab, a SEI deu um passo importante para inserção do Estado da Bahia na era do Governo 4.0 e gestão pública orientada a dados, auxiliando as decisões de políticas públicas. O Portal, que foi desenvolvido pelo laboratório de dados da instituição, tem apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). O InfoVis Bahia pode ser acessado em: https://infovis.sei.ba.gov.br.