ac expo (1)“A tradição voltou com a Expofenita. Estamos cooperando com a reestruturação do Parque Antônio Setenta, um patrimônio de Itabuna e região, dos produtores rurais e de todos aqueles que produzem riquezas.” A afirmação foi feita pelo prefeito Augusto Castro (PSD) ao saudar os expositores, investidores e participantes da 5º edição da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita) aberta oficialmente na noite de quarta-feira, dia 24.

Augusto destacou o apoio do Governo do Estado, tendo realçado a participação dos secretários estaduais do Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, e de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira, e da Bahiagás. “Nesse momento de crise econômica, desemprego e recessão não é fácil organizar um evento dessa importância. Por isso, também quero destacar a organização do Josias Miguel e daqueles de quem recebeu apoio”, ressaltou.

ac expo (2)“A gente retoma as atividades econômicas nesse momento. Tenho certeza de que a sociedade regional vai participar, incluindo os produtores rurais que terão a oportunidade de ampliar o plantel, crescer e diversificar sua atividade. Conseguimos com muito esforço entregar este equipamento inteiramente limpo, o parque voltou para fomentar a economia regional. Certamente, muitos expositores do país virão prestigiar a Expofenita, fazer negócios”, disse o prefeito de Itabuna.

O prefeito informou que autorizou a antecipação do pagamento de salários do funcionalismo público para hoje, dia 25, como forma de apoiar ainda mais o evento. “Determinei às secretarias de Fazenda e Orçamento e Gestão e Inovação que pagassem o mês de novembro de todo o quadro de servidores da Administração municipal para fomentar a economia e ter presença de público neste parque”, anunciou Augusto Castro, destacando que a Prefeitura mantém a recomendação de atenção aos protocolos contra Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool gel 70%.

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira, parabenizou os agropecuaristas da Região Cacaueira por retomar a Expofenita depois da pandemia do novo coronavírus, mas adotando medidas de biossegurança. “Realmente, é um momento muito importante. O setor agropecuário baiano vive um bom momento. Recebi a boa notícia: a Bahia, de janeiro a outubro, produziu 118 mil toneladas de cacau, acréscimo de 43% em relação ao ano passado. Portanto, este evento também serve para comemorar isto”, resumiu.

O secretário destacou a política de apoio aos agricultores, tendo entregue neste ano dois tratores com implementos agrícolas para a Prefeitura de Itabuna e a parceria com os consórcios municipais que receberam tratores, motoniveladoras, carros-pipa e outros equipamentos para a conservação e manutenção de estradas vicinais. “A orientação do governador Rui Costa é fazer parcerias com os consórcios para que a gente coloque toda a estrutura da Seagri à disposição dos agricultores”, finalizou.