hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle livros do thame



A Amizade e a Saúde Mental

O que há de mais grandioso na vida, e que  beira à perfeição, é se colocar em uma experiência de troca que nos humaniza e nos conscientiza como cidadãos livres. (Montaigne)

 

 

Christyanne Estrella Kalid

crisApós o acompanhando da minha mãe, durante uma depressão grave, no ano de 2020, e que resultou no seu falecimento, observei durante o convívio com ela, que poucas pessoas consideradas amigas próximas apareceram, em nenhum momento, para visitá-la. Em razão disso, minha mãe começou a expressar um sentimento de abandono, quando dizia:  Eu não preciso só de alimento, eu preciso dos meus amigos.

Logo após a sua morte, decidi fazer uma pesquisa de opinião online para tentar saber de pessoas do nosso convívio sobre  o que significava para elas a amizade. Esta pesquisa de opinião visou fornecer-me dados para uma apresentação sobre o tema – AMIZADE  – para um veículo de comunicação, nesta cidade.

Fiz uma viagem ao passado! E pude observar como este sentimento foi tratado ao longo dos séculos. Li sobre a opinião de Montaigne, Sêneca e outros, e parei em Cícero que viveu entre 106 a 44 a. C. E neste, encontrei a seguinte afirmação: A amizade, mais do que todas as outras coisas humanas é o privilégio dos justos. Não é verdade que ela nasce do utilitarismo e caminha para ele; ao contrário, o fundamento da amizade está na própria natureza; quanto mais a virtude brilha em alguém, mais nos inclinamos a lhe dirigir sentimentos de amizade. Há amizades profundas e refinadas, e amizades comuns e superficiais. Não é preciso dizer que as primeiras são preferíveis às outras, pois fundamentam-se verdadeiramente na virtude e orientam-se para o bem comum dos amigos.

Finalizando, gostaria de dividir com vocês a minha preocupação, após a análise das inúmeras respostas sobre o tema. Como é possível que neste período tão triste no qual ainda estamos vivendo, pessoas afirmem que não sabem o que significa a amizade; outras, dizem que se bastam e alguns até gostariam de ter essa experiência, segundo eles.

 

 

Christyanne Estrella Kalid é Psicóloga (CRP 03/13538)

christyannek@hotmail.com

7399183-6900

 

 

Obras consultadas:

CÍCERO, M.T. Da amizade. São Paulo: wmfmartinsfontes, 2012. 84p.

MONTAIGNE, M. Sobre a amizade. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Ed., 2011.  208p.

SÉNÈQUE.   Lettres à Lucilius: Sur I’amitié, la mort et, les livres.   Paris: Pocket.  1990. 210p.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

One Response to “A Amizade e a Saúde Mental”

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2021
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930