livia (2)Anna Lívia Ribeiro

 

 

foto Anna LiviaCom esse tema, realizamos o Tour Pedagógico pelo Centro Histórico de Ilhéus com os estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

 

Uma das funções da escola é contribuir para a formação de cidadãos críticos capazes de atuar na sociedade em que vivem, de participar da construção e reconstrução da cidade porque todos os acontecimentos ocorrem em uma dimensão espacial e esse espaço é resultado das ações humanas, podendo ser analisado a partir de várias dimensões da realidade: histórica, cultural, econômica, política, demográfica e socioambiental.

livia (3)

A escola é o universo propício para estimular as pessoas a se apropriarem de todos os lugares, histórias, objetos, monumentos, tradições, saberes e fazeres herdados e produzidos pelos grupos que as constituem. O que começa como espaço indiferenciado transforma-se em lugar à medida que o conhecemos melhor e o dotamos de valor.

 

O conhecimento por parte das comunidades e dos indivíduos do seu patrimônio, da história e da cultura dos locais onde vivem é significativo para o processo de preservação dos bens culturais e também para fortalecer os sentimentos de identidade, que os façam se sentirem sujeitos ativos da história.

livia (4)

Conhecer e ocupar os lugares da cidade gera pertencimento uma vez que o conceito de lugar está relacionado à nossa identidade, com o qual criamos vínculos e demonstramos o quanto esse lugar é importante para nós. Conhecer, estudar o lugar onde nascemos e vivemos significa compreender as relações que ali acontecem, o lugar como espaço vivido e construído ao longo do dia a dia pelos indivíduos e por seus interesses.

 

Estudar a história da nossa cidade contribui para a manutenção da memória do lugar, significa resgatar e preservar a tradição daqueles que ajudaram na sua construção. É uma oportunidade, única, de compreender a nossa própria identidade.

Consta na Lei Orgânica do Município, no artigo 220 a determinação de ser incluído no currículo escolar da rede municipal de ensino, matéria que verse sobre a História do Município de Ilhéus proposta em 1995 pelo então vereador Nizan Lima. Infelizmente poucas são as escolas que atendem a essa determinação.

livia (1)

Parabenizo a diretora do colégio Rosana Barbosa e as professoras e professores da Área de Humanas Mara Setubal, Zulmara Teles, Joelson Catarino e Adailton Morais assim como a coordenadora pedagógica Ana Paiva por proporcionarem aos seus alunos essa oportunidade de construção do conhecimento para além dos muros da escola.

Ilhéus é, a cada esquina, uma aula de História, Geografia, Filosofia, Português…

Ilhéus é transversalidade. A riqueza cultural salta aos olhos e inunda todos os saberes e sentidos.

 

Seja turista em sua própria cidade!

 

——

 

Anna Lívia Ribeiro é ilheense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduanda em Gestão de Turismo, Agente de Viagens.