Cleide Léria Rodrigues

 

cleide leriaQuando uma pessoa carrega uma Dor, existe dentro dela uma ferida. E tudo que esbarra nessa ferida será rejeitado por proteção.

Exemplo :  Talvez você possa conhecer uma pessoa que já passou  por situações de alcoolismo na família e sofreu com isso. Esta pessoa vai repudiar todas as outras que bebem , não por conta da pessoa em si , mas pelo comportamento de alguém que está bebendo , seja esta pessoa quem for , pode ser um familiar , namorado ou seu amigo .

As vezes criamos sentimentos que nos ferem por confusão. É preciso ficar bem atento ao que nos move, a sensação que vem do nosso coração é a origem para termos lucidez sobre o que a vida nos apresenta.

Você já sentiu rejeitado em algum momento da sua vida?

Você sabia ? Que rejeição, é ego ferido e percepção equivocada?

Quando nos sentimos rejeitados é porque nosso ego foi ferido , ou por uma percepção errada da realidade ou porque dentro de nós existe a rejeição e quando temos esses sentimentos isso causa Dor , insegurança, tristeza, medo , deixamos de expressar nossos sentimentos por vergonha e o medo do julgamento.

Mas há muitas coisas que não se manifestam em nossa vida porque não é para ser … E ponto. Talvez porque não faça parte do nosso projeto de vida , ou dos nossos sonhos , e insistimos em continuar vitimizados , julgando que fomos rejeitados .Mas na verdade não era para ser !

Vou citar um exemplo que já aconteceu comigo e talvez já tenha acontecido com você também, então vamos fazer essa reflexão:

Muitas vezes queremos algo como a amizade de alguém, mas essa pessoa não tem afinidade com a gente e não quer ser nosso amiga(o) , ou namorada(o) – porque não era para ser da gente, simplesmente assim e, tudo bem, mas nós sentimos rejeitados pela pessoa.

As vezes aquele namorado(a) não faz parte do nosso propósito de vida, e queremos insistir em algo que não é para ser nosso e sofremos sem saber que a pessoa se afastou  e pronto . Aí vem aquela sensação de julgamentos de rejeição de inferioridade de abandono de ser incapaz. Quando na verdade é só porque não era para ser mesmo namoro é sim só amizade.

Existe outras situações que acontecem muito : como exemplo:

Filhos que sente-se rejeitados pelos pais em algum momento, mas na verdade foi só uma percepção distorcida da realidade.

Mas uma das piores rejeições vem de dentro , após um trauma de uma crença ou porque não nos aceitamos .

Muitas vezes rejeitamos a nós mesmos e nos abandonamos . Esta é a rejeição mais profunda , que traz um sofrimento profundo e difícil de ser detectada e percebida.

E tudo que está dentro de nós será refletido fora ;

Então quando sentimos a rejeição, é necessário olhar para dentro de si , fazer um trabalho de autoconhecimento, autocuidado .

Se for preciso buscar fazer uma psicoterapia , o profissional psicólogo vai te orientar nessa caminhada, vai te acolher  , o psicólogo vai te guiar com o tratamento adequado com técnicas científicas e assim você vai se descobrir e se aceitar vai ter saúde emocional e qualidade de vida ser leve e feliz.

Um grande abraço!

Cleide Léria Rodrigues Psicóloga Clínica  – CRP03 18383.

Contato (73)988182419.

Itabuna Bahia Brasil .