cesolO Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Costa do Descobrimento e Extremo Sul participou das feiras de economia solidária em Prado e Alcobaça, entre os dias 11 e 14 de novembro. A iniciativa, sob chancela da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), agregou empreendedores da região que expuseram e comercializaram seus produtos.

Para o coordenador do Cesol, Karkaju Pataxó, a participação do Centro Público e dos empreendimentos do território no evento foi positiva por contribuir com a geração de renda para as famílias envolvidas.

“A feira se torna uma importante fonte de renda para as famílias que participam, além de valorizar a beleza e a singularidade do artesanato local – motivo de orgulho para as artesãs que expõem seus trabalhos. Nossa região [Costa do Descobrimento e Extremo Sul] possui um potencial enorme no âmbito da economia solidária e o escoamento da produção gera renda a empreendedores e empreendedoras fortalecendo a atividade no território”, avalia.

Em Alcobaça, a atividade ocorreu entre os dias 11 e 13 na praça Pedro Antonio Nascimento. Já em Prado, a feira foi realizada entre os dias 12 e 14 deste mês, na Praça do Artesanato.

“O Cesol tem como meta atender os municípios dos dois territórios de identidade – Costa do Descobrimento e Extremo Sul –, o que torna de suma importância a presença de nossa equipe em feiras para dar suporte aos empreendimentos. Eventos como estes valorizam e fortalecem os produtos artesanais e da agricultura familiar”, completa Karkaju Pataxó.