dr rafaelItabuna e Vitória da Conquista reforçam a luta contra doença que pode levar à perda total ou parcial da visão. Durante o mês de novembro, ações de esclarecimento e atendimento servirão de plataforma para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoces da retinopatia diabética. Essa doença, considerada uma das principais causas de cegueira evitável, será o mote dos mutirões de atendimento, palestras e sensibilizações, num movimento de retomada desta busca ativa de casos nas comunidades em decorrência da queda nos indicadores de covid-19.

Primeira fase da Projeto Unidos pelo Diabetes em Ação no Caic - Foto Ascom (3)Em Itabuna, principal referência nacional dos mutirões do Novembro Azul, as ações tiveram início no dia 04, com a primeira fase de atendimentos a pacientes diabéticos triados pela Secretaria Municipal. Na segunda fase, que será realizada no dia 20 deste mês, o foco estará nos pacientes com retinopatia diabética grave ou pé diabético com sinais de gravidade, diagnosticados na primeira etapa das ações. A programação da cidade segue no dia 27 com o Programa Especial Diabetes, na TV Cabrália/Record, e dia 29, o Aulão Azul Fitness Digital fecha o circuito de atividades.

Em Vitória da Conquista, o “Dia D”, previsto para o dia 20 deste mês, atenderá os casos graves triados nos atendimentos realizados ao longo do mês no Centro Especializado Oftalmológico Queiroz (CEOQ). No município de Feira de Santana, as ações já aconteceram no dia 06 deste mês e foram concentradas no Hospital de Olhos da cidade (CLIHON), com oferta de exames gratuitos como o de fundo do olho e laserterapia.

A articulação desses esforços está sob a responsabilidade de médicos, em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que alerta: apesar dos números da pandemia apresentarem queda, todas as atividades serão conduzidas observando as orientações preconizadas pelas autoridades sanitárias. Isso quer dizer que serão evitadas aglomerações e estimulados os usos de máscaras e de álcool gel, entre outras medidas.

AÇÕES JÁ CONFIRMADAS

Além das ações presenciais, o CBO também organiza para o dia 20 de novembro um grande mutirão on-line com informações sobre a retinopatia diabética. O projeto “24h pelo diabetes” terá este ano sua segunda edição, garantindo aos interessados conteúdos de qualidade sobre a doença. Ao longo de uma maratona transmitida pelo YouTube, será possível acompanhar palestras, debates, entrevistas e reportagens. Também estão previstas sessões de teleorientação com o apoio de médicos oftalmologistas e de outras especialidades.

Para os oftalmologistas, as ações (presenciais e virtuais), que ocorrerão de forma descentralizada, são oportunidade de trazer à tona importantes questões que evidenciam o cuidado da saúde ocular, como etapa essencial no controle e tratamento do diabetes. No encontro com os moradores, será explicado que as altas taxas de glicemia no sangue podem trazer complicações para a visão e também ao coração, artérias, nervos e rins.

Como se trata de uma ação descentralizada, os estados e municípios que aderiram à iniciativa do CBO seguirão fluxos definidos pelos organizadores em nível local. Em alguns deles, as atividades já começaram para garantir que o acolhimento da demanda ocorra sob as regras de distanciamento social.

Na maioria dos serviços que participam deste esforço, os interessados terão acesso a exames para forma precoce a retinopatia diabética, além de outros problemas decorrentes do diabetes. Há iniciativas, que farão avaliações cardiológicas, nutricionais e testes laboratoriais, como glicemia, creatinina, hemoglobina glicada, colesterol, proteinúria e microalbuminúria. Tudo será oferecido de graça.

O diabetes é uma doença grave e silenciosa, o que exige a vigilância contínua por parte dos órgãos de saúde pública. A Federação Internacional de Diabetes (IDF, em inglês) vem ao longo dos anos estimulando debates e incentivando especialistas a se mobilizarem em torno dos cuidados desse problema que, em 2019, atingia 463 milhões de adultos ao redor do mundo, a maioria deles vivem em países de baixa e média renda, como é o caso do Brasil.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL POR ORDEM ALFABÉTICA DAS LOCALIDADES

Itabuna – BA

20/11 – Hospital Beira Rio. 2ª fase de atendimento, das 8h às 16h, com atendimento dos casos graves triados na 1ª fase. Serão realizados exames laboratoriais de Glicemia, Creatinina, Hemoglobina Glicada, Colesterol, proteinúria e microalbuminúria, além de exames de retina presenciais com oftalmologistas especialistas em retina, fotocoagulação a laser; avaliação cardiológica com cardiologistas, realizando eletrocardiograma e ecocardiograma; exames com nefrologistas, e avaliação dos pacientes com lesões mais graves com angiologistas;

27/11 – Programa Especial Diabetes na TV Cabralia Record;

29/11 – Aulão Azul Fitness Digital.

Vitória da Conquista – BA

20/11 – Dia D

Durante todo o mês de novembro a população será atendida na unidade do CEOQ pelos residentes médicos e os casos graves serão triados para o Dia D (20/11/2021) com o atendimento pelos retinólogos.

Mais informações através da central de marcação (77) 3262-3100, WhatsApp (77) 98102-6620 ou no perfil do Instagram @ceoq_