Miriam Jeske/COB

Isaquias, o sulbaiano de ouro  (Miriam Jeske/COB)

Seis medalhistas olímpicos em Tóquio 2020 concorrerão ao troféu de Melhor Atleta do Ano. A lista foi anunciada na tarde desta quinta-feira (11), pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Na relação estão expoentes do esporte nacional que brilharam este ano na Olimpíada do Japão.

A lista traz o sulbaiano Isaquias Queiroz, Medalha de Ouro na Canoagem em Tóquio,  os baianos Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e Hebert Conceição, do boxe; mais a maranhense Rayssa Leal no skate, a paulista Rebeca Andrade na ginástica artística e o surfista potiguar Ítalo Ferreira.

 

A escolha foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, comissão de atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte. Os vencedores serão revelados no dia 7 de dezembro, em cerimônia no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.

Na oportunidade também será entregue o prêmio Atleta da Torcida, que será eleito pelo voto popular pela internet. O pleito começa no domingo (14). “Tenho certeza de que será uma grande festa em homenagem aos atletas, técnicos e a todos que contribuíram para esse resultado memorável em Tóquio”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.

 

A festa de gala do esporte brasileiro também agraciará o “Melhor Técnico” de 2021 e concederá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva às personalidades esportivas detentoras de valores que marcaram a vida e a carreira do saltador (ética, espírito coletivo, eficiência técnica e física, respeito ao próximo e companheirismo).

 

O COB ainda anunciou a lista dos 51 melhores atletas por modalidade olímpica. Na relação estão, entre outros, Richarlison (futebol) e Mayra Aguiar (judô), Bruno Fratus (natação), Laura Pigossi (tênis), Hugo Calderano (tênis de mesa), Fernanda Garay (vôlei), Ygor Coelho (badminton) e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze (vela). Com Abr.