CPIAmplificar o atendimento de saúde, na perspectiva do processo de ressocialização e da dignidade da pessoa humana, promovendo atenção integral à saúde física e emocional dos reeducandos e reeducandas. Com esse objetivo será realizada, na sexta-feira (12), a IV Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna (CPI), evento que será retomado após um ano sem atividades coletivas na unidade prisional.

A expectativa é atingir ao menos 500 detentos, com consultas médicas (clínica e psiquiatria), odontológicas, de fisioterapia e até Acupuntura auricular. Ainda serão ofertados atendimentos com nutricionistas, bem como serão realizados, pelo Cerpat, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepaptites

Este ano a Feira terá participação da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, que fará, através da Rede de Frios, a atualização de cartão de vacinação, com aplicação de imunizantes previstos no PNI, a exemplo da vacina contra a gripe H1N1 entre outras. A SMS também vai atuar com uma equipe da Regulação Municipal, que vai agilizar a realização de exames e consultas, além da confecção de cartões do SUS.

A programação prevê, ainda, a busca ativa de reeducandos e reeducandas que não possuem inscrição no CPF, para regularização posterior – esse procedimento será realizado pelo Serviço Social do Conjunto Penal, a fim de garantir a confecção de cartões do SUS para todos.

Além dos serviços de saúde, também haverá cuidado especial com a autoestima dos participantes, com a realização de oficinas de cabelo e maquiagem para as reeducandas, ação desenvolvida pelo salãode beleza do Projeto Beleza Viva, que funciona no próprio presídio. Já os homens também receberão aquele trato no visual, com serviços de barbearia.

Também serão realizados exames de próstata para o público-alvo da campanha Novembro Azul, numa parceria com o médico urologista Júlio Brito, referência na Bahia nessa especialidade. Serão montados estandes, a exemplo de um Laboratório de Análises Clínicas e está em construção uma atividade da ONG Unidos Pelo Diabetes.

“O objetivo é levar em um dia todos os cuidados que ajudam a garantir o direito à saúde, entendida na perspectiva da OMS, ou seja, a saúde para além da ausência de doenças, mas como resultado do bem-estar geral do ser humano”, afirma o responsável técnico do Posto de Saúde Penitenciário (PSP) e coordenador da Feira, enfermeiro Diego Matos.

Haverá, ainda, um momento cultural, com música ao vivo com artistas regionais. A Feira de Saúde é organizada pela empresa Socializa – Soluções em Gestão, que administra o Conjunto Penal de Itabuna em regime de cogestão com o Governo do Estado.