base (1)O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), liberou recursos de fonte própria do município para a realização do 1° Mutirão de Cirurgias Eletivas, que teve início no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, neste sábado, dia 6. As intervenções são para cirurgias de histerectomia.

A presidente da Fundação de Atração à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero, uma das idealizadoras desse projeto, ressalta a importância de campanhas como esta que objetivam diminuir a fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

base (2)Somente neste sábado foram atendidos pacientes que passaram pela cirurgia eletiva e aguardavam, há muito tempo, na fila de espera do SUS. Os procedimentos foram realizados pelo Departamento de Cirurgia Geral com os especialistas médico Rafael Vivas e da Residência Cirúrgica.

As principais indicações para a retirada do útero são: miomas uterinos, endometriose, adenomiose, sangramentos disfuncionais sem melhora com tratamento clínico, hemorragias obstétricas incontroláveis, prolapso uterino e infecção pélvica acentuada.

Segundo o Diretor Clínico do HBLEM, Fernando Alves, as pacientes beneficiadas atendem aos critérios clínicos para este tipo de procedimento.

Os diretores médico e técnico da FASI, Paulo Medauar e Fernando Alves, respectivamente, explicam que a histerectomia é uma das maiores demandas que o SUS tem e hoje foram operados alguns dos casos mais urgentes que estavam na fila de espera. “Esperamos com esse mutirão diminuir um pouco o drama das pessoas que há anos aguardam por uma solução”, ressaltou o médico Paulo Medauar. “A cirurgia de histerectomia não deve ser feita por opção e sim por necessidade”, acrescentou o médico Fernando Alves.

A Diretoria do HBLEM agradece a todos os envolvidos nessa iniciativa: a secretaria de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a presidente da Fasi, Fernanda Ludgero, equipe do Centro Cirúrgico: Rafael Vivas (Cirurgião Geral) e Luís Gutierrez (Anestesiologista), instrumentadora Dilesse; as Coordenadoras de Enfermagem, Ana Flávia; e da Diretoria Médica, Daniela Magalhães e Débora Ramos e toda a equipe de técnicos, higienização, maqueiros e enfermeiros do Centro Cirúrgico do HBLEM, e ao prefeito Augusto Castro, que merece o reconhecimento da população de Itabuna que o agradece pela iniciativa em relação ao cuidado à saúde das pessoas.