hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle livros do thame



Maria José Oliveira e a arte como expressão de sentimentos

Desafio em Mar Aberto

Desafio em Mar Aberto

Daniel Thame

 

Desde jovem Maria José Gonçalves Oliveira   gostava de se expressar através de todos os tipos de arte. Na infância e pré-adolescência, já se destacava nas disciplinas de artes plásticas e artes cênicas, participando das apresentações de dança, peças de teatro e musicais. Nesse período, estudou,  como autodidata, desenho, fazendo ´sketches` sobre suas reflexões da adolescência.

Moinhos na praia de Mikonos/Grécia

Moinhos na praia de Mikonos/Grécia

 

Em 1988, Maria José  fez o curso de teatro amador. Em 1991, também como autodidata, produziu  várias pinturas abstratas com tinta acrílica, fazendo uso de cores fortes e vibrantes. Em 1995, realizou o  primeiro curso sobre pintura a óleo, produzindo quadros com temas florais. Como escritora, elaborou vários ensaios e publicou o livro de poesias “Compartilhar”; e escreveu e publicou  na plataforma Kindle os ebooks “ Pingo, uma surpresa”, “ Cristal em letras”, “A morte de Isis”, e  “Crime, Inocente?”.

 

Maria José,  a arte que transforma vidas

Maria José, a arte que transforma vidas

Em 2018, a artista  decidiu  que voltaria a se expressar através da pintura artística e a partir daí fez curso sobre História da arte e vários cursos sobre técnicas de desenho, pintura a óleo e aquarela.

Liberdade

Liberdade

Maria José utiliza, preferencialmente, em seu trabalho o grafite, carvão, giz pastel, tinta a óleo e tinta acrílica sobre tela ou sobre papel profissional específico para pinturas. “Gosto de me expressar, abordando temas do cotidiano e da natureza utilizando as técnicas e influências do impressionismo, pós impressionismo, expressionismo e fauvismo”, afirma.

 

Café da manhã

Café da manhã

“Acredito que a arte é uma forma de expressar e ressignificar pensamentos e sentimentos, podendo influenciar e transformar a vida das pessoas. Acho muito importante que as obras contem histórias, promovam reflexões e estimulem o que há de melhor no ser humano: a compaixão, a generosidade, a empatia, a contemplação, o amor ao próximo, a natureza e aos animais”, destaca a artista.

Beleza Negra

Beleza Negra

 

 

 

lu

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

17 Responses to “Maria José Oliveira e a arte como expressão de sentimentos”

  • Vera Ritter disse:

    Parabéns minha querida amiga por mais essa matéria com o querido Daniel. Você expressa sua alma nós trabalhos, merece.

  • Pedro de Brito Garcia disse:

    Maria José é minha cunhada e fico muito orgulhoso dessa sua nova trajetória, como todas as anteriores, de muito sucesso, com certeza. Parabéns!!! Vc tem um cunhado fã!!!!

  • Luciane Lima disse:

    Trabalho angina tempos na divulgação dessa talentosa artista. E não demorou muito para nos tornarmos amigas. Além de muito profissional e talentosa, como pessoa é de uma sensibilidade e respeito com o próximo admirável. Mas em nada foi demasiado a fala de seu trabalho, e cada vez se supera mais por sua dedicação e pesquisa em tudo que se propõe a fazer. Eu tenho privilégio e estarmos juntas em mais dois grandes projetos artísticos. E vamos lá divulgando a arte e arrancando suspiros de emoções, afinal não é para isso é muito mais que serve a Arte? Parabéns Maria José.

  • Sérgio Dias disse:

    Maria José Oliveira , tem sentimento e percepção apurada , parabéns ! Sucesso hoje e sempre !!!
    Sou um Grande admirador de sua arte !!!
    Sérgio Dias

  • Consuelo Santos disse:

    Parabéns pela iniciativa e dedicação incansável da artista. É muito gratificante a realização de um desejo e principalmente quando bem sucedido, visto pela sua trajetória de vida. Continue abrilhantando esse universo que escolheu!!! Sucesso!!!

  • Thiago Coelho disse:

    Maria José, parabéns !
    Trabalhos belíssimos !!!

  • Livia disse:

    Maria Jose sempre foi um exemplo em todos os segmentos da sua vida. Na arte não poderia ser diferente. Amo sua arte, a riqueza de detalhes está em todos os seus quadros. ????????????

  • Nelson Garrido Muxfeldt disse:

    Sensacional, parabéns como sempre brilhante

  • Carlos Ferreira disse:

    Pela trajetória de uma pessoa com um grande potencial, na qual eu tenho uma admiração enorme, não é de admirar o sucesso que ela conquistou e vai continuar conquistando. Uma artista com toda dinâmica que vem demonstrando em suas artes a paixão pelo que faz, o sentimento expressado em cada quadro e seu talento faz que suas obras de certa forma fale com cada um de nós.
    Parabéns pelo seu talento, você chegou até aqui devido os seus esforços, e tem uma estrada enorme pela frente.
    Obrigado por fazer parte da sua história.
    Além de amigo sou seu fã.

  • Gil pery disse:

    Parabéns Maria José , suas obras são de grandezas artísticas.

  • A arte te chamou e vc atendeu…entrou de corpo e alma ein!,parabéns pela linda trajetória artística que você está conseguindo fazer,…obras repletas de Amor,vida…do essencial

  • Bruna Freitas disse:

    Parabéns pelas obras, cada uma mais linda que a outra! Você é uma artista completa pois tem muita sensibilidade, dedicação, precisão e muita técnica aplicada no seu trabalho!
    Muita admiração por todas as suas obras!!!! Parabéns novamente!!!! =))

  • Bianca Gonçalves disse:

    Você é sucesso!!! Parabéns pelas lindas obras, muita admiração!!

  • Sebastião Carvalho Rodrigues disse:

    Parabéns,querida Maria José,por sua sensibilidade e intimidade retratadas em suas belíssimas pinturas .

  • Sebastião Carvalho Rodrigues disse:

    Complementando a mensagem acima: intimidade com a arte e com o mundo à sua volta, transformada em belíssimas pinturas .

  • Ana Cunha disse:

    Fui apresentada à Maria José e ao seu trabalho artistico na Mostra Brincadeira de Criança em Ribeirão Preto. Um trabalho autoral leve, que traduz a leveza de sua personalidade. Pessoa admirável e generosa. Parabéns pelo destaque.

  • Maria Jose disse:

    Uma honra ver esta matéria novamente neste blog . Obrigada Daniel e Luciane pelo carinho

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2021
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930