419793d2-3ec3-4fc0-b588-d9eb6d6e0291

Na próxima quarta-feira, dia 3, a Prefeitura de Itabuna se prepara para iniciar a segunda etapa do ciclo de mobilizações da comunidade para a implantação do Programa de Coleta Seletiva. Desde a semana passada visitas foram realizadas no comércio e nos domicílios dos sete bairros que participam da primeira fase do projeto-piloto.

Ao avaliar o primeiro ciclo de mobilizações, o diretor de projetos da Secretaria de Planejamento (Seplan), Rosivaldo Pinheiro, considera que este momento está sendo muito positivo. Ele lembra que as visitas estão sendo realizadas com o objetivo de levar informações para os itabunenses sobre a importância e a necessidade da implantação do Programa de Coleta.

Na sexta-feira passada e nesta semana as visitas da equipe de mobilização percorreram a área central da cidade fazendo uma abordagem junto a comerciantes, transeuntes e comerciários, além das comunidades do Jardim Vitória, Góes Calmon e Conceição. “Vamos retomar na quarta-feira, com uma visita a comunidade do Fátima e, no dia seguinte, no Bairro Califórnia. No dia 5, o São Caetano será o bairro visitado”, informa.

Para Rosivaldo, os itabunenses abordados se mostram dispostos a colaborar. “Estamos vendo uma cidade voltada a participar dessa grande ação que está sendo construída em etapas. Trata-se de mudança de hábitos. Toda sociedade precisa estar envolvida. Nesses hábitos iniciais, vamos começar a mudar já dentro de casa, separando os resíduos recicláveis (secos) dos que não são recicláveis (molhados)”, ensina.

Ele explica que os resíduos secos são aqueles que podem ser reciclados, como por exemplo, alumínio, embalagens plásticas, papel, papelão, entre outros. Já os molhados não têm utilidade na reciclagem e aproveita para agradecer o envolvimento da equipe multidisciplinar no Programa, bem como a comunidade pela receptividade.

“Nós temos visto que as pessoas estão dispostas a participar, se interessam em perguntar e também agradecem ao prefeito Augusto Castro por ter acabado com o lixão e a secretária Andréa Castro que abraçou o programa e os catadores do antigo lixão que hoje são agentes ambientais, dando toda política de assistência”, afirma.

Rosivaldo também fez um agradecimento especial às demais secretarias municipais envolvidas de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer), Educação, Governo e Saúde, além das empresas CVR Costa do Cacau e Biosanear. “Estamos nos organizando para ter uma cidade sustentável, mais humana e melhor para todos nós”, conclui.