catadores (2)

A  Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza, participou de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Unime. Durante o encontro, foi aprovada a mudança a estatuária da Associação dos Catadores que, a partir de agora passa a denominar-se de Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna ( AACRRI).

catadores (1)A Assembleia Geral teve a participação da representante da Defensoria Pública da Bahia, Aline Müller, e do consultor do projeto André Dantas, além de 80 agentes ambientais. O consultor explicou que as mudanças estatutárias incluem a coleta seletiva e todas as suas etapas, dentre elas, a coleta, transporte, triagem, estocagem e comercialização do material reciclável. “Esse é um dos poucos projetos na Bahia em que os recursos financeiros foram assumidos pela gestão municipal”, elogia Dantas.

Ele disse ainda que a coleta de resíduos representa um novo momento para Itabuna e para a cultura da reciclagem. “O prefeito venceu os desafios de fechar o lixão e acolher os catadores, quem oferece aluguel social, cesta básica e auxílio financeiro, além de curso de capacitação”, acrescenta o consultor.

O trabalho de conscientizar a população sobre a reciclagem dos materiais já foi iniciado. Entre as ações, a mobilização de agentes das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Infraestrutura e Urbanismo e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) que na manhã de hoje visitaram condomínios e residências do Góes Calmon. No bairro, houve a distribui panfletos e orientações

A coleta seletiva em Itabuna começa em novembro e terá o suporte de oito ecopontos instalados em alguns bairros e nas Praças Adami, Camacan, além da Avenida Aziz Maron. Cada ecoponto terá 1,90 metro de altura e capacidade para armazenagem de 2.500 litros de resíduos. “Nossa proposta é colocar um catador durante o dia para orientar a população sobre o descarte correto”, falou o , consultor do projeto André Dantas e do Programa de Coleta Seletiva, que está boa receptividade dos itabunenses.