lixãoItabuna deu um grande passo na conservação ambiental e na melhoria das condições de saúde da população com o fim do lixão, que perdurava por mais de 40 anos, e ficava próximo ao Hospital de Base, impactando negativamente o meio ambiente e a saúde das famílias que por lá residiam e tiravam seu sustento. Desde maio, os resíduos sólidos estão sendo destinados a um aterro sanitário certificado.

Com isso, as famílias foram retiradas da localidade e assistidas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza com o suporte das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo, Saúde, Educação, Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da CVR Costa do Cacau, empresa responsável pela implantação do aterro sanitário no Km 21, da rodovia BR-415 Jorge Amado, trecho Ilhéus – Itabuna.

As famílias do antigo lixão mantinham dezenas de animais no local e continuam por lá, sendo amparados, com suporte da ONG Bicharada, pela Secretaria Municipal de Saúde. Logo no início do ano, foram dispensados pela Prefeitura de Itabuna R$17,6 mil para assistir aos animais, sendo que alguns já foram resgatados pela ONG e estão em tratamento no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O local, que está sem manutenção há muitas gestões, não suporta receber mais animais. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde tem investido esforços para que todo o processo burocrático e licitatório esteja pronto o mais rápido possível, para que os animais restantes possam ter também um amparo.

No total, já foram conseguidos 1,5 tonelada de ração doada para manter a alimentação dos animais que ainda se encontram no antigo lixão e no CCZ até que a licitação esteja finalizada. Além disso, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Emasa, tem abastecido tanque de mil litros para que seja disponibilizada água. A licitação, cujo objeto é a aquisição de rações, será realizada amanhã, sendo licitados um total de 13 mil quilos de alimento para cães e gatos.

O prefeito Augusto Castro assinou ontem, dia 25, autorização de serviço com a empresa que fará a manutenção de todos os prédios públicos, o que viabilizará também a reestruturação do Centro de Zoonoses. Também foi conseguida a doação dos ferros para as grades do canil. A Secretaria Municipal de Saúde está selecionando empresa para implantação dos gradis, o que será finalizado até o fim do ano.

No que diz respeito ao tratamento, a ONG tem conseguido dar o suporte e a Secretaria de Saúde prepara licitação para compra de medicamentos e utensílios para tratamentos e cirurgias. Já foram autorizadas 200 castrações para as fêmeas e machos até o fim de novembro. Antes, foi realizada também, vacinação antirrábica nos animais provenientes e que ainda estão no antigo lixão.