gestão ambiental 1

Com o intuito de proporcionar oportunidade para debater sobre a gestão ambiental, apresentar o Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e as ações para fortalecimento dos sistemas municipais de meio ambiente, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS) realizou, nesta quinta-feira, dia 14, o I Seminário Territorial Litoral Sul.

gestão ambiental 2

Com o tema “O Município e a Agenda Ambiental”, o  evento aconteceu no auditório do Teatro Candinha Dória, em Itabuna, e também possibilitou o discussão de temas de interesse do território para a Política Ambiental. Estiveram presentes o presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o prefeito de Coaraci, Jadson Albano, secretários e técnicos dos municípios consorciados.

gestão ambiental 3     Participaram também a coordenadora de Articulação Institucional da SEMA, Kitty Tavares; o coordenador e fiscal do convênio, Ary da Mata; a coordenadora de Gestão de fundos da SEMA, Ivana Pitanga; a coordenadora do Núcleo Regional Sul do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Inema), Cibele Pinto, além dos técnicos de licenciamento, fiscalização e controle social do órgão vinculado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

 

Dentro da programação tiveram painéis de apresentações sobre a política ambiental e o GAC, a importância dos instrumentos ambientais e o pagamentos por serviços ambientais. De acordo com o presidente do CDS-LS,  momentos como este sempre renovam os avanços no segmento ambiental para os municípios, garantindo a descentralização da gestão, com inúmeras ações como cursos de capacitação, orientações técnicas e convênios.

 

“O seminário soma-se a essas temáticas, estabelecendo diálogos para o fortalecimento da integração dos munícipios consorciados para conjuntamente buscarem soluções visando o desenvolvimento sustentável do território”, expressou Antônio de Anízio.