alessandro“Parabenizo a todos nós pelo nosso dia. Comemoramos a vida de cada um de nós, comemoramos o esforço coletivo e individual para desempenharmos as nossas tarefas, mesmo em momentos adversos, manifestamos nossa repulsa ao sabermos que os recursos destinados à pesquisa e a iniciação científica foram cortados do orçamento federal. Essa atitude inviabiliza os nossos projetos de pesquisa e impede o desenvolvimento da ciência e comprometendo o Brasil.”

A declaração foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, ao encerrar a 60ª reunião extraordinária do Consu – Conselho Universitário, realizada on-line, durante o dia 14 (quinta-feira).

O Reitor, que também é o presidente do Consu, ao encerrar a primeira etapa da reunião, que vai prosseguir na próxima semana, se dirigiu aos docentes da Uesc estendendo a mensagem à toda categoria. Ele acrescentou “que os ataques constantes à ciência atingem todos os setores da educação e obviamente, com prejuízos irreparáveis para sociedade brasileira.” Vários docentes da Uesc, participantes como conselheiros da reunião, manifestaram apoio à fala do reitor.

O reitor Alessandro Fernandes, reafirmou seu compromisso com uma educação pública, gratuita de qualidade, cada vez mais inclusiva e socialmente referendada, bem como acredita piamente que os investimentos em educação e em ciência e tecnologia, são fundamentais para o desenvolvimento humano, da sociedade e do nosso país.