Marca_Participacao_PNPCA Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), enquanto instituição de ensino superior que atua como força propulsora do desenvolvimento regional, inclusive no que diz respeito ao aprimoramento da gestão pública por parte dos governos locais, reconhece a importância da luta pela integridade e prevenção contra a corrupção.

Dessa forma, a instituição aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC),iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla),com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, e apoio e patrocínio da Controladoria Geral de Contas da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).A participação da Uesc no Programa é acompanhada pela Coordenação de Controle Interno.

O PNPC visa incentivar aos órgãos e entidades públicas de todo o país a implementarem boas práticas que conduzam a segurança na tomada de decisões e que previnam atos de corrupção na gestão da administração pública. Por meio de uma?plataforma de autosserviço on-line, o sistema e-Prevenção, a instituição terá um diagnóstico de suas vulnerabilidades e possíveis falhas. Após esta autoavaliação, será disponibilizado um plano de ação com propostas, mecanismos específicos para o controle da corrupção, além de treinamentos e capacitações à distância.

A adesão da Uesc ao PNPC também visa a promoção da integridade e da ética, colocando a instituição como exemplo de boa vontade em contribuir para o contexto de um setor público honesto e bem avaliado pela sociedade.