Dom xxx

Dom Goivanni

A celebração da posse canônica do novo Bispo de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, será realizada sábado (09 de outubro de 2021), às 10 horas, na Catedral São Sebastião, com a presença de autoridades civis e eclesiásticas, fiéis leigos representando de todas as paróquias padres, diáconos e religiosos da diocese.

No dia anterior, sexta-feira (08) o novo Bispo vai conceder uma entrevista para os profissionais de comunicação de Ilhéus e região, às 15 horas, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá (Museu da Capitania de Ilhéus), situado na praça Dr. J.J.Seabra, no centro.

Dom Giovanni Crippa será o 10° Bispo da Diocese e assume cargo no lugar de dom Mauro Montagnoli, que completou 75 anos tendo o Vaticano aceitado a sua renúncia compulsória depois de 26 anos à frente da Diocese.

A Diocese de Ilhéus é dividida em 7 Foranias e 41 Paróquias. O território é composto por 26 municípios: Almadina, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Camamu, Coaraci, Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipiaú, Itacaré, Itajuípe, Itamari, Itapitanga, Ituberá, Maraú, Nova Ibiá, Pirai do Norte, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca e Wenceslau Guimarães.

Em mensagem enviada à diocese, após a sua indicação pelo Vaticano, Dom Giovanni afirmou: Desejo orientar meu trabalho conforme escreve o Santo Padre Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs, em que os crentes tinham um só coração e uma só alma (cf. At 4, 32). Para isso, às vezes pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram e, sobretudo, porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas” (EG 31).

“Escolhi como lema do meu serviço episcopal a expressão paulina: “In aedificationem corporis Christi”, ou seja, “para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4, 12). Vamos juntos, povo e pastor, assumir este grande desafio!” convocou.

O bispo

Dom Giovanni nasceu em Milão, Lombardia, Itália. Em 13 de setembro de 1981, professou os votos perpétuos no Instituto da Consolata Foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996.

Viveu seus primeiros anos de sacerdócio na Itália, onde foi Animador Missionário e Vocacional, professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto da Consolata.

Em 2001, veio para o Brasil e se estabeleceu em Feira de Santana, no Estado da Bahia, onde se tornou vigário da paróquia Santíssima Trindade. Em 2004, tornou-se pároco da mesma. Ainda como padre, foi professor da Faculdade Católica, diretor espiritual do Seminário Santana Mestra, membro do Conselho Presbiteral, Conselheiro Provincial do Instituto da Consolata e Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora e do Encontro de Casais com Cristo.

Em 21 de março de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou bispo-auxiliar da arquidiocese de São Salvador e titular de Accia. Sua sagração episcopal ocorreu em 13 de maio seguinte, na Igreja de Santo Antônio, em Feira de Santana, presidida pelo arcebispo dom Frei Itamar Navildo Vian, sendo co-sagrantes o arcebispo-primaz dom Murilo Krieger e dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba, que também é missionário da Consolata.

Em 25 de setembro de 2013, foi designado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da diocese de Estância. Em 9 de julho de 2014, dom Giovanni foi efetivamente nomeado bispo daquela diocese e sua posse ocorreu em 24 de agosto seguinte.

 

Serviço:

Posse do no bispo de Ilhéus:

 

08 de outubro, às 15 horas : coletiva de imprensa. Local: Salão Nobre do Palácio Paranaguá (Museu da Capitania de Ilhéus), na praça J.J.Seabra, no centro de Ilhéus.

09 de outubro, às 09h: ato cívico com autoridades civis da cidade e região. Local: Igreja Matriz de São Jorge.

09 de outubro, às 10h, posse canônica. Local: catedral São Sebastião