A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está mobilizando as escolas da rede estadual de ensino para submeterem relatos de experiências exitosas que irão compor o volume 2 do e-book intitulado “Destaque Paulo Freire: inventário de boas práticas”. A iniciativa é fruto do Painel de Monitoramento, ação realizada pela SEC ao longo do ano letivo, em colaboração com os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), que visa acompanhar e analisar os processos de gestão pedagógica nas escolas a fim de aprimorá-los.

paulo freire

Para a submissão do relato de experiência, a escola deverá fazer a inscrição no endereço https://forms.gle/wyqrojiiDFUWP1DJA, até o dia 31 de outubro, e anexar o arquivo do relato de experiência em formato PDF. O tema escolhido para inspirar ações de inovação educacional e nortear o debate entre as unidades escolares é “Leitura do mundo e leitura da palavra”.

O subsecretário da Educação, Danilo Souza, falou da importância da iniciativa. “No ano Paulo Freire, a SEC quer justamente destacar as boas experiências nas unidades escolares da Bahia. A exemplo do que foi feito no ano anterior, é uma coletânea das ações que são feitas nas escolas no sentido de valorizar as boas práticas de gestão escolar. É uma tecnologia educacional importante para aprimorar o nosso desempenho e a qualidade do ensino como um todo”, destacou.

Sobre a publicação – O e-book consiste em uma coletânea de boas práticas desenvolvidas pelas escolas que promovem a inovação educacional e será lançado no mês de dezembro deste ano. A publicação, em formato digital, contará com 27 relatos de experiências selecionadas em cada um dos 27 NTEs. O primeiro e-book, intitulado “Destaque Anísio Teixeira em Gestão Escolar, foi lançado em fevereiro deste ano, durante a abertura da segunda etapa do Painel de Monitoramento 2021, e pode ser acessado no endereço https://bit.ly/37TWlgx.

Inscrições: https://forms.gle/wyqrojiiDFUWP1DJA

Modelo de requerimento: https://bit.ly/3swJ4nw