Famílias indígenas Pataxó Hã Hã Hãe, da Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguassu, no município de Pau Brasil, já comemoram os primeiros resultados do plantio, em seis hectares, realizado de forma coletiva, de milho, feijão, mandioca, abóbora, quiabo e outras variedades. Esse é um dos primeiros resultados do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), voltada para a produção de base agroecológica, que está sendo prestada pelo Governo do Estado.

pata jon

A ação é executada pelo Instituto ECOBAHIA, via contrato da Chamada Pública ATER Agroecologia, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Entre os beneficiados estão famílias de agricultores e agricultoras familiares, povos indígenas e assentados da reforma agrária do Território de Identidade Litoral Sul.

pata mUma das comunidades atendidas está localizada na Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguassu, do povo Pataxó Hã Hã Hãe, onde foi implantado um núcleo de produção, em regime de mutirão pelas etnias Kamakã e Guerem. A ação se destaca pela presença predominante de jovens.

As etnias Kamakã e Guerem atuam na atividade da agricultura e têm a cultura de participar de feiras livres. Trabalham com hortaliças, verduras, frutas e aves e atuam também com a bovinocultura de leite.

Apesar de ainda enfrentarem desafios, os indígenas Pataxó Hã Hã Hãe reconhecem a importância de políticas públicas como a do serviço de Ater e o apoio do Governo do Estado aos povos e comunidades tradicionais: “É importante para a gente que vivemos da agricultura e trabalhamos para ter o nosso alimento e para melhorar a situação das famílias”, ressalta o Pataxó José da Silva.

pata roçaJonathan Rodrigues dos Santos, que é também da etnia Kamakã, falou dos primeiros resultados da ação desenvolvida em parceria com o ECOBAHIA, no serviço de Ater, que ajuda a reanimar a agricultura no meio do povo indígena: “Essa ação é de suma importância nos tempos que estamos vivendo. A agricultura familiar, que é uma cultura de nosso povo, é muito importante. É ela que nos alimenta e nos sustenta, que vem sendo trabalhada pelos nossos ancestrais e sendo ensinada de geração em geração. Agradeço à SDR pela parceria, que está fortalecendo a agricultura familiar dentro da nossa comunidade”.

pata m 2De acordo com o mobilizador do Instituto ECOBAHIA, Elder Almeida, na prestação do serviço de Ater, que terá duração de três anos, o instituto irá trabalhar com as famílias, como as do Povo Pataxó Hã Hã Hãe, a partir do apoio do Governo do Estado, a produção agroecológica para gerar renda e promover cidadania e sustentabilidade, trabalhando também a questão da economia solidária. Ele observa que trabalha com as comunidades temas como os da pesquisa, do crédito rural, e das compras institucionais, a exemplo dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE): “SDR, ECOBAHIA e o povo Pataxó Hã Hã Hãe uniram-se para trabalhar a produção agroecológica e a organização familiar, buscando o desenvolvimento rural com a participação de todos”.

A partir da Chamada Pública ATER Agroecologia da SDR/Bahiater, o Instituto ECOBAHIA, que tem sede em Pau Brasil, passou a atender, desde 2020, 540 famílias dos municípios de Pau Brasil, Camacã, Canavieiras, Mascote e Itaju do Colônia.