nft

Oscar D’Ambrosio

Dentro do universo NFT (tokens não fungíveis, ou seja, um tipo especial de token criptográfico que representa algo único), os artigos colecionáveis são atualmente uma tendência. O artista visual R.F. Bongarten, nesse contexto, criou os Sem FungibleZitos, uma série de artigos colecionáveis que terá 5880 personagens, sendo 30 integrantes por cada um dos 196 países do globo.

Parte do projeto, dentro do conceito de instaurar ideias e ações criado pelo artista visual com a denominação de Fábrica Poética, com curadoria do NAPstudio, está acessível em
https://opensea.io/collection/no-fungiblezitos-by-r-f-bongarten

O objetivo é estabelecer uma comunidade mundial da paz em que a liberdade do pensamento seja preservada acima de tudo. Os personagens do artista são metafóricos combatentes plásticos contra a opressão, a perseguição, o racismo, o fascismo e tudo que oprima os seres humanos.

R. F. Bongarten cria, com essa filosofia, três linhas simbólicas de ação de combatentes pela liberdade. A primeira é daqueles que, com base no pensamento crítico e na inteligência, têm um compromisso essencial com a espécie humana. A segunda, com formas mais circulares, aponta para a valorização do pensar como um caminho que conduza à fraternidade e a paz; e a terceira consiste no enfrentamento de tudo que leve alguns a acreditarem que tenham poder sobre outros.

O conjunto do projeto tem como ponto alto a divulgação por valores humanos que tornam cada indivíduo mais forte enquanto expressão de uma potência visual. Ao se observar as imagens, é possível mergulhar em uma alegre jornada do existir e em uma ampla variação de repertório do artista dentro dos parâmetros por ele estabelecidos para um projeto que busca desvendar novos parâmetros no entendimento do que seja a arte dentro de alguns princípios da imaterialidade do século XXI.

 

oscar 2

Oscar D’Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.