hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle coronavirus 155 livros do thame



Sebrae anuncia apoio à retomada da Rota do Cacau e Chocolate no Sul da Bahia

Estrada do Chocolate. Foto-Alfredo Filho (3)

A produção de cacau e de chocolate no sul da Bahia ganha mais um incentivo anunciado pelo assessor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Aldo Dantas, em Itabuna, a retomada da Rota do Cacau e Chocolate. O assunto foi amplamente debatido no Encontro Rotas do Desenvolvimento, na última sexta-feira (3), promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), pelos Consórcios Litoral Sul e da Mata Atlântica e Sebrae, que ganhou repercussão entre os prefeitos, secretários de agricultura, empresários, produtores e acadêmicos.

rota 1A Rota do Cacau é uma das 10 que integram o programa do Governo Federal como um sistema produtivo e inovador, associada a cadeias produtivas estratégicas para a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. A ideia é que o MDR, junto aos órgãos de apoio, faça o processo de indução do desenvolvimento, potencializando negócios, o conhecimento da região nos nível nacional e internacional e fomentando o desenvolvimento territorial.

Durante o encontro, Aldo Dantas ouviu demandas dos setores representativos, reafirmou o apoio ao atendimento e sugeriu que a coordenação dos trabalhos para a retomada da Rota do Cacau seja feita com a participação do Sebrae e demais instituições regionais. Ele ainda elegeu representantes das entidades para fazer parte de um grupo, que ficará responsável por elaborar um documento oficial de retomada da Rota do Cacau.

CAPACITAÇÃO

De acordo com a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a entidade aplicará a expertise de capacitar os atores e os empresários que estarão envolvido no processo. “Estaremos juntos com outros atores, ter uma atuação complementar, que é a de fazer a parte de qualificação e de articulação entre os atores para a formação dessa governança, que vai tocar o projeto e vai fazer investimentos, cada um dentro da sua expertise no projeto como um todo”, declarou.

Outras atividades econômicas, a exemplo da fruticultura, do mel e do setor têxtil, foram abordadas como segmentos que poderão ser explorados na região. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruçuca, Águido Muniz, destacou que o município possui potencial para trabalhar a rota do cacau e do chocolate, “mas tem como trabalharmos na Rota do Palmito, de Pupunha, do cajá, do Mel, da Abelha Uruçu. Enfim, é um pontapé inicial para que a gente tenha o desdobramento para novas reuniões e encaminharmos essas iniciativas de rota para a economia local”.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
setembro 2021
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930